quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

BRASIL NA ÓTICA DE UM AMERICANO...




O texto abaixo eu postei no face junto ao vídeo (link abaixo):

SE VOCÊ NÃO ASSISTIR ISSO ATÉ O FINAL, NÃO RECLAME MAIS DO BRASIL!
Hoje eu decidi dar uma olhada e ver que preciosidades meus amigos andaram postando e que eu perdi. E achei um diamante no meio.
Lembro que numa discussão acirrada sobre Política em uma das aulas de Pedagogia, há muitos anos, eu disse:
- A maioria que xinga dos políticos faria pior ou igual se estivesse no poder!

E daí houve silêncio geral. E isso é verdade ainda hoje! Pondere.

Versão escrita:

Versão falada:


E por falar em vaidade brasileira, tema que ele aborda de forma brilhante, mas não quanto às mulheres, por isso segue meu comentário: 
- As brasileiras são as mulheres mais lindas do mundo, talvez atrás das indianas e italianas, mas, céus, porque tanta vaidade fútil? É de doer quanto valor elas colocam na aparência, até parece que não tem valor algum em sua essência. Tudo tem limites! Mas aqui não! Elas colocam sua saúde em risco fazendo operações absurdas... céus, um corpo cuidado é bonito, mas um corpo judiado por excesso de malhação e operação é digno de compaixão.

- E quero aproveitar e falar (de novo) que não costumo ler artigos de política que não sejam declaradamente apartidários e com substância - muita substância, como este texto de Mark! O bom entendedor - e nisso o brasileiro é craque - entendeu meu recado, certo?
Não significa que eu concorde com os desmandos do atual governo ou de qualquer outro, eu apenas sempre vi, e volta e meia postei isso - que o problema é realmente nossa cultura e mudá-la não depende apenas da educação ESCOLAR, ou de um PARTIDO, mas da vontade de CADA UM EM TER UM BRASIL MELHOR E FAZER SUA PARTE NO DIA-A-DIA! Aplicar a sabedoria:

- TODA MUDANÇA COMEÇA POR MIM!
Gosta de cidade limpa? Todos gostamos. E quantas vezes jogou lixo nas ruas ou pistas?
Gosta de água? Sabe economizar? Ou acha que o vizinho precisa diminuir o banho por você?
Desde menina eu sempre guardei meus lixos em sacolas e levava para casa - é que sempre gostei de limpeza e já fui neurótica, hoje faço o que posso, digo, em casa, mas jamais conseguiria jogar algo na rua, mesmo sem ninguém me ver, afinal, a rua é de todos, não só minha.
E sempre economizei água, como uma poupança, acho que sempre pressenti que teríamos falta de água, sei lá...
Por isso posso falar o acima e outros. Aliás, lembro que achava o Planeta Terra sujo e primitivo e queria ajudar a melhorá-lo e não piorá-lo - aliás, esse foi um dos grandes motivos que me apaixonei pelos Ufos e sempre quis ir embora do Planeta. Hoje quero ficar para ajudar e dou graças a Deus que ninguém quis me levar!!! Ninguém é santo - não é disso que se trata - mas de ter ATITUDE!

E o bom é que não vamos fazer isso para sermos bonzinhos, nem para alguém aplaudir, mas para termos um país digno de nós! Uma casa decente para a gente viver e evoluir. E a gente parar de reclamar e AGIR no lugar! Vamos extirpar essa herança cultural que sempre espera que um "empregado" faça as coisas por nós, ou o "gosto por explorar a riqueza alheia" - não basta sermos simpáticos para angariar o respeito, é preciso se dar ao respeito.

Até bem pouco tempo atrás o brasileiro típico zombava de cada pessoa que fosse mais certinha, chamando de careta, chato, etc. E hoje ele adoraria viver num país governado por estes caretas e chatos! E apesar de viajar pelo mundo afora, ainda aplica muito pouco do que viu de bom lá fora, sem falar que lá fora, e posso falar de coisas que vi e ouvi, quando se fala que é brasileiro logo se fica na defensiva - uma pessoa me contou que na Itália (país da máfia, hem!), ao entrarem umas brasileiras numa loja a gerente falou:
- Cuidado redobrado, elas são brasileiras!
Enfim, temos uma fama que deixa muito a desejar, e muito a conquistar ainda para merecermos o "nosso respeito" - por nós mesmos. A impressão que dá, é que a maioria dos brasileiros nasceu com um estigma, uma falha, pois não sente o sabor da dignidade - céus, quantas cidades abandonadas, nenhum prefeito realmente sente orgulho de sua cidade! Estes dias ainda comentei isso. Dói ver tanto desmando, a começar pelos Prefeitos e Vereadores e isso apenas reflete a maioria dos cidadãos!




2 comentários:

  1. Excelente e verdadeiro o texto de Mark Manson!

    E concordo com o que você disse: "A maioria que xinga os políticos faria pior ou igual se estivesse no poder!... E isso é verdade ainda hoje!...".

    Muitas vezes, falei o mesmo que você a certas pessoas... a reação foi semelhante, além de discordarem.

    Brasil, terra de gente estúpida, em sua gigantesca maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, valeu pelo seu comentário. Acho que o brasileiro precisa ficar adulto - ainda é um adolescente rebelde em parte, divertido, agressivo em parte, e, como todos, uns partem mais para a grosseria e outros com caráter mais nobre, são melhores. O texto de Mark é lindo porque ele conseguiu passar amor pelo Brasileiro e isso é importante. Claro que as vezes a gente tem vontade de xingar, como vc fez, mas, o mais importante é cada um ajudar o outro a acordar, amadurecer. Tambem não acho os Europeus santos e bons em tudo - longe disso, MAS precisamos fazer NOSSA LIÇÃO DE CASA! E isso Mark deixou claro. Abraços e tudo de bom. Helena

      Excluir

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.