sábado, 28 de novembro de 2015

FRASES ZEN DE JESUS



MATEUS 6:24

Você não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo!

Esta seria uma interpretação simplificada e atualizada da frase 
ou versículo de Mateus 6:24.
E aqui segue minha interpretação atualizada do teor da frase:


Não podemos servir ao Tempo e a Eternidade ao mesmo tempo!
Servir ao Tempo significa servir ao Ego Humano e suas Verdade Relativas!
Servir a Eternidade significa servir ao Ego Divino e suas Verdades Absolutas!


Ocupar-se com o Tempo e suas Verdades Relativas significa ocupar-se com ideias e conceitos, tais como:
- carma, reencarnação, psicologia
- mundo, evolução, história
- criador, criação, criatura

Ocupar-se com a Eternidade e suas Verdades Absolutas significa ocupar-se com a Verdade do Ser:
- Ser ou não Ser, eis a (única) questão (a se responder).


O ego humano é o verdadeiro opositor do ego divino - o verdadeiro e único diabo, que significa opositor!

A frase de Einstein, que acabei de achar ao buscar por uma imagem para ilustrar este artigo, reflete a complexidade do ego ao buscar entender o mundo e Deus via teorias relativas a seu conhecimento, crenças e demais bagulhos humanos!
Sim, em ultima análise, são bagulhos humanos!
Mesmo se usarmos a interpretação de que não podemos servir a Deus e ao Dinheiro, Deus neste contexto significa o ego Divino, e o Dinheiro o ego humano.
Verdades Absolutas consideram as mais complexas teorias religiosas apenas como tais: TEORIAS! É preciso Ser ou não Ser, eis a única questão!
Todas as lutas por interpretação são tentativas do ego humano e a cada ego sua verdade RELATIVA - suas teorias, baseadas em seus conhecimentos e crenças, que mudam, tal como a criança e suas crenças, depois as do adolescente, do jovem, do adulto.

Deus não olha para teorias, nem para cerimonias.
DEUS apenas deseja ser vivido!

Quanto mais se sabe, menos se sabe que se sabe e se entende que para achar Deus, é preciso deixar de lado o saber humano, relativo, preconceituoso e limitado e buscar por Deus acima das verdades relativas, pois
- ELE É  A VERDADE ABSOLUTA E UNICA.

Formatar Deus a nossa imagem e semelhança é teorizar, é depreciar, é reduzir Deus.

Jesus disse: Sede Perfeitos como Vosso Pai o É!
Jesus disse:  Eu e meu Pai somos UM!
Jesus disse: O Reino de Deus está em vós, mais próximo que Mãos e Pés!
Jesus disse: O que eu posso vós podeis e muito mais!...num futuro distante que é hoje, quando podemos entender que Jesus se tornou O CRISTO, o Ungido pelo Pai, pois deixou seu ego humano Jesus de lado para assumir seu Ser Divino, Cristo!

Para nos tornarmos UM com DEUS, é preciso deixar de Ter tantos EUS e Ser UM... com DEUS! UNO COM DEUS. Seguir o exemplo de Jesus e deixar o Cristo, o ego divino brilhar em nós! 
SER OU NÃO SER... DEUS, EIS A UNICA QUESTÃO QUE IMPORTA PARA DEUS!

Jesus disse: Vós sois Deuses!

Ele não disse: Vós sereis Deuses!
Pois em nós habita um Espírito Imortal, Divino, que apenas precisa de nosso aval para tomar o trono de nossa Vida! Não precisamos criar nenhum Deus em nós, apenas DAR ESPAÇO - deixar o ego de lado! Tornarmo-nos UM VASO VAZIO de ego! 
Jesus era Filho de Deus e nós também. Jesus não foi o único filho de Deus, ele foi sim uma alma madura, ímpar, que se tornou consciente de Deus, do Pai em si e deixou o Pai agir através de seu ego humano Jesus até o ponto Dele tomar conta totalmente de seu corpo e mente e se tornarem UM... COM O PAI.
E deixou sua VIDA COMO EXEMPLO, para que O SIGAMOS nesta entrega absoluta.

Jesus também disse: Eu Sou o Alfa e o Omega!

SIM, DEUS NELE, O PRINCIPIO DIVINO, ETERNO, SEMPRE EXISTENTE!
O EU SOU ETERNO!
Seguir o exemplo de Jesus é se tornar um Cristo, UM COM DEUS! 

E para isso precisamos, cada vez mais, deixar Deus agir em nós e por nós, por nosso ego, pois não podemos servir a dois senhores SE queremos seguir a Jesus de fato.
E isso, de fato é fácil de se dizer, mas difícil de se viver quando o ego ainda quer tantas coisas, nem que seja apenas conhecer as mil e uma verdades relativas tão deslumbrantes para a mente, que serve ao ego e não a Deus.
Por isso o começo da entrega começa pela mente nesta era mental.
Deixar a mente vazia de vez é difícil, mas esvaziar a mente de conceitos e ideias, aos poucos, é possível. 
E um dos meios mais simples é proposto por Tolle ao ele sugerir, parar, várias vezes ao dia, para lembrar de Deus em ti, e assim reforçar tua ligação com Deus e com isso diminuir tua ligação com o mundo e suas fascinações sem tantos dramas.
Quem busca o inverso, ou seja, superar o mundo usando a força do ego, jamais consegue, ou seja; não tente superar o mundo, reforce sua ligação com Deus (da maneira que achar melhor, citei Tolle para os que não possuem um caminho) e superará o mundo com a Força Dele e não sua, o que, de qualquer modo, é impossível.

Quem tem fé em Jesus, Krishna, Buddha, Maomé, basta lembrar deles várias vezes ao dia, pois eles servem, neste caso, de símbolos vivos de Deus, de terem realizado Deus em si.
De terem se UNIDO A DEUS. 
SER UM COM DEUS.
SEUS EUS DISSOLVIDOS EM D'EUS!
-------------------------------------------------------

Inspirei-me em Ramana Maharshi para escrever este texto, ao reler, pela décima vez, partes de seus ensinamentos, belamente distribuídos no livro que está sendo traduzido para o português pelo que soube,  o qual, tanto em inglês quanto no alemão, leva o título de 

SEJA O QUE VOCÊ É (BE AS YOU ARE / SEI WER DU BIST)
 - e agora acho que todos entenderam a razão deste título!

Acompanhar Ramana em seu Caminho Vertical é para poucos - mais fácil é seguir a Senda Horizontal, de etapas em etapas, de iniciações em iniciações e não tem nada de errado nisso - mas Ramana não é o único que segue a Via Vertical. Dentro de cada grande religião existe a via vertical e a via horizontal e é  a maturidade da alma que define qual seguimos afinal.

Não confundir Vertical com Radical no sentido de alguém seguir uma nova teoria ou antiga, e radicalizar no sentido de interpretar um conhecimento enquanto ainda tiver um ego humano!

Somente Mestres Libertos do Ego Humano podem e devem e precisam levar um conhecimento mais atualizado para sua época e povo, para eles poderem avançar em sua jornada evolutiva - mas, nem por isso, aquele conhecimento será o máximo - será apenas o máximo possível para aquela época e povo!
Uma Verdade Vertical reflete a última etapa a que uma alma chega antes de chegar a Deus!
E isso - e a verdade em si -  só uma alma próxima a esta etapa entenderá. 
Deste modo, que todos possamos ser menos pretensiosos, lembrando e relendo a frase de Einstein que reflete bem o grande paradoxo que, quanto mais se sabe, menor o ego se torna, porque reconhece que o saber do ego nunca chegará aos pés do saber divino. Neste sentido é válida a frase da Bíblia que a sabedoria dos homens é loucura para Deus!


No contexto deste artigo vale ainda citar o que deixa muitos principiantes confusos:

- Porque há tantos Mestres e qual a diferença entre eles!
A humanidade como um todo evolui e se torna cada vez mais madura, como um ser humano.
Imagine que quanto mais preparado um ser humano, mais Ele pode expressar Deus de forma mais plena. Assim, tanto os mestres das diversas raças, como os mestres menores, cada um expressa a infinita Força, Beleza, Graça e demais qualidades que atribuímos a Deus de modo mais ou menos pleno, tal qual nós faremos algum dia.

Buddha expressou de forma plena para sua época a Iluminação, a Luz Divina e Jesus expressou da forma mais plena até então o Amor Divino. Só para citar dois, pois tampouco tenho um conhecimento completo sobre o tema, mas há autores que escrevem a respeito - um deles é Alice A. Bailey.
Percebam que Jesus falava claramente Vós sois a Luz do Mundo, mas nunca falou Vós sois o amor do Mundo, pois esta qualidade viria a ser semeada por ele nos corações humanos para florescer pelos milênios afora, sendo que o próximo grande mestre planetário pode-se dizer, virá semear outra qualidade divina e alguns dizem que será a Vontade Divina!
Pois esta é tão poderosa, que se não tivermos desenvolvido a Luz e o Amor, ela será letal para a Humanidade.
E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE... de degrau em degrau, mas o indivíduo pode caminhar mais rapidamente se sentir este ímpeto, pois daí significa que já é uma alma mais madura. E para isso deve buscar escolas, grupos ou mestres que já estejam trabalhando com esta próxima qualidade ou até mais:
- Poderá encontrar um Mestre realizado, liberto do ego, para atingir de vez o propósito final da jornada humana, que é de 
EXPRESSAR DEUS POR MEIO DE SEU EGO HUMANO, contanto que este tenha sido devidamente esvaziado, para dar lugar para Deus nele, sobrando apenas os instrumentos devidamente purificados de falar, pensar, agir, pois só assim podemos fazer o que Jesus nos pediu:
- Sede perfeitos como vosso Pai o é!
E por isso ele também disse:
- Porque me chamais de bom? Ninguém é bom senão um que é Deus!
Porque nenhum ego é bom, ele vive em eterna dualidade entre ser mais bonzinho que mauzinho, mas ego é ego e não tem como ser Bom como o Pai, para isso teremos que abdicar do ego e refletir o Espírito Imortal do Pai em nós através dele, pois só assim também poderemos ver Deus face a face!
E, neste caso, a tradução da frase acima é perfeita vista pelo prisma da filosofia Advaita Vedanta:
Ninguém é bom (nenhum ego humano), senão um que é Deus (ao abdicar do ego e permitir que Deus se expresse através dele).
Diferente é o sentido dos que colocam uma vírgula após "um", aí o sentido fica como se apenas Deus "no céu" fosse bom e acabou por aí! Isso eu percebi agora ao buscar pela frase, pois não lembrava dela direito.

Portanto, Ser ou não Ser ... Deus, eis a questão!
Talvez alguns prefiram:
- Expressar Deus ou não, eis a questão!

E se uma vírgula muda todo o sentido de uma frase - e sabemos disso - imagine quanta confusão foi causada na Bíblia ao os escritos terem sido copiados por escribas que mal sabiam copiar as letras e muitas vezes deixavam coisas de fora, acrescentavam, etc.
Por isso, não se trata de se tornar herético e nem um rebelde, mas alguém bem informado.
Se você é daqueles que acha que toda Palavra da Bíblia é lei, informe-se como a Bíblia foi compilada e mais: como os textos chegaram a nós hoje como são!

Vou deixar dois links abaixo: um referente ao Natal e seu sentido simbólico que eu achei ao buscar pelo autor da frase:
E se Cristo nascesse mil vezes em Belém, mas não em teu coração, em vão teria sido sua vida e crucificação! Sempre confundo Angelus Silesius o autor, de quem tenho até um livreto, com Seneca, mas foi bom, porque assim acessei o link abaixo que dá umas explicações muito bonitas sobre o Natal, com música de fundo.

(Nota: na hora de postar este artigo não tive tempo de ler o artigo de Rodolfo Domenico Pizzinga, mas acabei de lê-lo - agora é domingo a tarde e fiquei estupefata - ele explica de forma harmoniosa aquilo que busquei explicar com meu artigo SOMOS TODOS LUZ, que postei em outubro acho, ou seja: que se Deus é o Criador de Tudo ou, se Toda Criação contem a luz divina, mesmo que aprisionada, como em nós - então não há nada pagão, apenas há muita confusão, muito tabu, muita falta de informação - e isso Rodolfo conseguiu com seu artigo natalino inspirando a cada um a aproveitar esta época de forma mais plena - portanto, leiam o artigo até o final sem falta e depois decidam o que acreditar).
Aproveito para inserir aqui, como encorajamento aos que acham que o artigo será místico ou esotérico demais, um trecho que é precioso justo para esta época do mundo:
Ao trabalharmos pela paz na Terra, estejamos certos de não tomar partido, a favor ou contra, por quaisquer das nações conflitantes. Lembremos a todo instante que cada um dos seus membros é nosso irmão. Cada um merece o nosso amor tanto quanto o outro. Tenhamos em mente que o que queremos ver é a Fraternidade Universal sobre a Terra, ou seja, paz na Terra e boa vontade entre os homens, a despeito de terem os combatentes nascido de um lado ou de outro das linhas traçadas nos mapas ou como eles se expressam neste, naquele ou em qualquer outro idioma. Oremos para que a paz possa reinar sobre a Terra. Uma paz duradoura e uma boa vontade entre todos os homens, não importando quaisquer diferenças de raça, cor ou religião. Na medida em que tenhamos êxito em formular com os nossos corações e não apenas com os nossos lábios esta prece impessoal em favor da paz, estaremos antecipando a chegada do Reinado de Cristo para recordar que é a Ele que estamos todos destinados na época oportuna

E a seguir cito o link do meu próprio artigo sobre A BÍBLIA, SUAS TRADUÇÕES, ALTERAÇÕES E INTERPRETAÇÕES.

E FELIZ NATAL DESDE JÁ A TODOS!
Que possamos abrir espaço na manjedoura de nosso coração para Deus poder brilhar através de nós, por meio de seu Espírito Imortal, que no início, tem pouco espaço e o brilho, por isso é pequeno, é como se fossemos uma lâmpada de 20 W, mas daí vamos nos purificando e entregando o ego humano e chegará o dia em que poderemos deixar Deus brilhar como uma lâmpada de 100 W ou, quem sabe, de 1000 W, tal como os grandes, pois vivemos numa época em que poderá se realizar outra frase zen ou chave de Jesus:

- Vós podeis fazer o que eu faço e muito mais!
E como isso? Como relacionar esta frase com aqueles que acham que apenas Jesus é Filho de Deus e o realizou?
Ele anteviu que a Humanidade iria amadurecer, de criancinha que era, para adolescente, depois para jovem e maturidade e toda alma que atingir certa maturidade consegue expressar Deus em muito maior potência que uma alma menos madura. Assim também houve mestres que expressaram mais qualidades divinas que outros, ou apenas diferentes, o grande problema é a má interpretação dos homens que diminui o que eles vieram fazer ou que os aumenta tanto que parece que ninguém é capaz de seguir seu exemplo e eles vieram principalmente com este propósito, embora cada grande mestre planetário ainda tenha realizado outros feitos, somente possíveis para almas maduras que eram!
Por isso há tantas brigas, quanto aos feitos, quanto a sua importância, sendo que para nós, interessa apenas seguir o ABC deles:

- Que é saber que o ego é o grande e único real opositor quando se trata de dar espaço para Deus se expressar através de nossos instrumentos do pensar, sentir e agir, pois o ego se apoderou deles e se tornou o Usurpador de nossas vidas - Deus deveria ser nosso único Senhor e Salvador!

Portanto, não tenteis fazer o que a maioria faz:
- Vencer o ego com o poder do ego!
- Dai espaço para Deus, cada vez mais, seja pensando Nele em ti, como um Diamante de Luz em teu coração, como Jesus, como Krishna, Buddha, Allah, Maomé, como Flor de Lotus, como Rosa Celeste, não importa o símbolo que usar, contanto que ele te conecte com Deus é o que importa - cante canções, ore, medite, invoque... pois cada um tem um jeito particular de sintonizar a Rádio Divina, basta que funcione!

E que possamos festejar  este Natal nos propondo a achar mais tempo para Deus! 
Cada um a seu modo! E se teu modo, porventura, se mostrar limitado, Deus vai te guiar para outro modo mais adequado! 

FELIZ NATAL A TODOS!

Texto sobre o Significado Místico do Natal - de Rodolfo Domenico Pizzinga
http://paxprofundis.org/livros/interpnat/interpnat.htm

Texto sobre a Bíblia, suas Traduções, Alterações e Interpretações - de H. Schaffner
http://elhena.blogspot.com.br/2014/04/a-biblia.html

Um comentário:

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.