domingo, 17 de maio de 2015

O DR. DA ETERNIDADE


Imagem da Internet

Muitos talvez conheçam o Dr. da Série "Mr. Who" - o Dr. do Tempo, mas não conhecem o Dr. da Eternidade desta época de hoje, pois todos os grandes Mestres foram e são Drs. da Eternidade, porque estão em constante contato com o Pai, que vive no Eterno Agora Sempre!

Hoje quero falar então de Tolle, o atual Mestre da Eternidade e relacioná-lo com a Bíblia, mais precisamente com a famosa frase:
Buscai pelo Reino de Deus e todo o mais vos será dado por acréscimo!
Esta frase me remete em segundos a outra que diz:
O Reino de Deus está em vós, mais próximo que mãos e pés!


O Reino de Deus, como dizem todas as chamadas filosofias perenes, ou seja, que estão ancoradas nas Verdades Universais, de qualquer raça - o Tao dos chineses, o Pleroma dos gnósticos, a Árvore da Vida dos judeus-místicos, Brahman (com "n") dos hindus, a Terra Pura de determinada linha budista, e assim por diante - situam o Reino do Pai na Eternidade, ou seja, fora da linha do tempo, termo hoje tão comum no facebook e usada para tantas analogias.

Sendo assim, o Dr. da Eternidade de hoje, Eckhart Tolle (lê-se Écart Tóle - pois é um nome alemão, embora ele tenha vivido a maior parte do tempo na Inglaterra e atualmente no Canadá, na parte inglesa - no final segue link da Wikipedia para quem nunca ouviu falar dele), matou esta charada em uma frase de seu genial livro O PODER DO AGORA:

- A chave do segredo está em acabar com a ilusão do tempo. Tire o tempo da mente e ela pára...
- Estar identificado com a mente é estar preso ao tempo. É a compulsão para vivermos quase exclusivamente da memória ou da antecipação.

E se somarmos a isso outro resumo de sua filosofia ou psicologia espiritual, que o ego está alojado na mente e está preso ao tempo.... deduza por si mesmo o que ocorre se tirarmos o alimento central do ego que é o tempo... o que resta é o fundo, a eternidade, o Ser.

Veja aqui as palavras de Tolle:

- A mente, no sentido em que emprego o termo, não é apenas pensamento. Ela inclui nossas emoções, assim como todos os padrões mentais e emocionais inconscientes. A emoção nasce no lugar onde a mente e o corpo se encontram. É a reação do corpo à nossa mente, ou, podemos dizer, um reflexo da mente no corpo.

Depois de fazer a análise acima, entendi perfeita-mente (!), tanto do porque nossas emoções negativas se transformam em doenças, como a frase da Bíblia, citada acima, no seu sentido mais atual, em que o tempo se tornou nosso algoz - ou o ego! Sempre vivendo do passado, tendo reações diárias em face do que herdamos de nossa cultura, ambiente e o que processamos de ambos, tudo "velho e usado" - seja face ao futuro, que nos agonia, angustia ou, como diz Tolle, como do passado, completando com sua frase acima, retirada do mesmo parágrafo:

- Temos essa compulsão porque o passado nos dá uma identidade e o futuro contem uma promessa de salvação e de realização. Ambos são ilusões.

Porque ambos são ilusão no final? Porque compõem a linha do tempo, que é dual: passado e futuro. O Presente reside entre ambas, mas fora delas, como se a linha do tempo fosse a linha de baixo, que forma o triangulo, e a Eternidade a ponta dele.
Aliás, assim eu imaginei um dia a questão das dimensões e as diferentes concepções de tempo para cada uma e concluí que ambos estão certos no tocante ao surgimento da Vida e das Criaturas, os cientistas e os criacionistas:

- Visto por cima, pelos Criacionistas, pelo Ponto Eterno do triângulo usando meu exemplo, tudo acontece AGORA, Deus emitiu o Fiat e ele reverberou por todas as dimensões, descendo o triangulo, até chegar na 3D, a mais densa, onde o Tempo de revelação deste Fiat, levou talvez 7 bilhões de anos! Imagine o triangulo cortado por seis linhas transversais, cada um representando uma dimensão - a nossa seria a mais densa, a ultima.
- Visto por baixo, pela Ciência, com a qual trabalham os doutores do Tempo, a Revelação (a materialização) deste Fiat, deste Plano, deste Verbo Criador, levou sim algo acima ou abaixo de 7 bilhões de anos.

Mas voltando ao tema de hoje:
- Imagine que o Ego então seja formado pela Linha do Tempo (e é, basta analisar e observar), ele então oscila sempre entre o passado e o futuro com tal obviedade que ele - nós! -  nem o percebemos.
Somente se focarmos nossa Atenção - usando sim o Ego - para o Eterno Agora, a Ponta do Triangulo, estamos anulando a linha do tempo, pois estamos "elevando ambos" ao Ponto Zero, onde serão dissolvidos.

Por isso a pratica sugerida por Tolle é tão poderosa se praticada, claro, de forma constante. Fiz um teste ao ler o livro pela primeira vez e foquei várias vezes ao dia minha consciência - ou se preferirem - minha atenção na Presença, Deus em Mim, mais próximo do que mãos e pés - no Centro do Peito, onde fica o Sternum... que lembra o Eternum!!! (nada é por acaso e este nome muito menos - no alemão Stern é Estrela!!!) e o resultado foi surpreendente, mas não quero comentar, porque cada um vai ter seus resultados.

No Centro da Cruz, que é a figura simbólica de um ser humano com os pés juntos, que simboliza a interseção do Horizontal (linha do tempo), com o Vertical (linha da eternidade), ocorre a Crucificação do Tempo pela Eternidade! Este é o sacrifício em termos atuais:

- Renunciar ao nosso Tempo várias vezes ao dia focando no Sternum (!), anula a linha do Tempo e vai criando fissuras nela e se aumentarmos a quantidade e qualidade do foco, ou da atenção, em breve o Tempo será tragado pela Eternidade... por Deus em Ti - pelo Espírito Dele, que está eternamente conectado com o Pai.

Dito em linguagem taoísta, seria nos tornarmos um Vaso Vazio... de ego... de tempo!

Pois o Ego se alimenta do Tempo!!!
Deus vive da Eternidade!

Há muitos anos atrás, ainda vivendo na Suíça, um dia escrevi uma frase inspirada:
- Quem não tem Tempo para Deus, para este Deus não tem Tempo!

Hoje entendo esta frase em níveis mais precisos e sem o lastro de que Deus não me daria seu Tempo entendido de forma humana, mas no sentido que só posso encontrar Deus no Eterno Agora - ele Vive do Eterno, eu vivo do Tempo, temporário e mortal!
SE quero viver Nele e Dele preciso me conectar ao Eterno e viver Dele como Ele, para sermos...
- ... Perfeitos como vosso Pai o é!

Só podemos ser perfeitos como o Pai, seguindo o que todos os mestres seguiram, sendo Jesus o Mestre mais atual em termos de Mestres que inauguram e instalam as novas lições cósmicas - Buda trouxe a lição da Luz, de se libertar do sofrimento via uso da Inteligência, da iluminação, Jesus trouxe a lição planetária do Amor e do Serviço ao próximo - mas todos eles tem algo em comum no processo final:
- Eles renunciaram ao ego, ao tempo, e se alimentaram da Eternidade, do Pai, pois:
- O ego por si só, jamais será perfeito, jamais será eterno! Jamais será bom, como bem disse Jesus, não há [um ego} que seja bom, apenas vosso Pai é BOM, por isso a frase:
- Sede Perfeitos como vosso Pai o é!

Quando nos dissolvermos - nosso ego - em Deus-Pai-Criador (na linguagem cristã seria "morrer em Cristo"), então podemos exclamar junto com Paulo (acho! - vou procurar no Mr. Google - sim, é dele a frase a seguir) e dizer: 

"E, quando isto que é corruptível [o corpo, o tempo = ego] se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" ( 1ª Coríntios 15:54)

Poi o Tempo traz a Morte, e a Eternidade traz a Vida Eterna, considerando ou sabendo que o eu, ou o ego humano, não foi criado para morrer, mas para se transfigurar, ao ser tocado pela Eternidade. Quando a Eternidade toca o Tempo  e forma a Cruz, no centro dela se realiza a Transfiguração do Tempo - do Ego, em que permanece a mente como mero instrumento (agora amadurecido e pronto para Deus - para servir de Templo!), e tudo que for digno de Deus ou de se eternizar, ou seja, todas as obras que acrescentam tesouros ao Reino de Deus. Para isso que Deus enviou seus Espíritos - para isso Ele se Expressou em miríades de Formas e a muitas deu o livre arbítrio, que mal usado, ou abusado, gera dor, medo, maldade... visto que o mau uso implica em agir e criar fora dos Padrões de Harmonia Cósmicos e isso implica em se afastar da Harmonia, de Deus, do Amor, da Sabedoria... e o que resta é dor, agonia, sofrimento... até o Filho Pródigo Voltar a Casa do Pai e recuperar a Harmonia Perdida - o Eden interior - agora não mais vivendo do "suor de seu rosto" (do mero esforço do ego e sua limitada inteligência e "amor" - que são apenas pálidos reflexos, na verdade são sombras do verdadeiro amor e sabedoria divinos), mas do Pão da Vida Eterna!

E agora fica bem clara a frase citada acima:
- Buscai pelo Reino de Deus e todo o mais vos será dado por acréscimo!
Ou seja:
- Quem "busca" dar seu Tempo para Deus, o tempo todo, ou várias vezes ao dia, está se alimentando Dele, da Eternidade e está construindo, dia após dia, um Corpo Incorruptível, paulatinamente, e assim, vai perceber - é inevitável - como tudo flui mais fácil, como tudo se encaixa, e que os sofrimentos se tornam menores, pois fora os sofrimentos que visam apenas fortalecer o Espírito, todos os demais são frutos da desarmonia, do afastamento de Deus - do Centro, da Harmonia.

Testei também a dica simples de Tolle, tão simples que quando lemos o livro só uma vez, ela pode passar despercebida de...
- Várias vezes ao dia parar e focar no Sternum, onde Mora o Eterno - onde Deus se faz Homem e o Homem pode-se fazer Deus ao se unir a Ele  e dizer como Jesus disse: Eu e meu Pai somos UM - eternamente!
E não apenas focar, mas também antes de tomar alguma decisão menor ou maior, parar, focar no Centro, sabendo que lá Deus tem sua Morada em nós, e se conectar e nem precisa pedir por orientação ou ajuda, mas pode fazê-lo, pois o mero focar neste Centro Poderoso gera uma conexão, e o que você fizer depois vai reverberar... e como somos muito falhos, totalmente identificados com o tempo, com o ego e seus conceitos e sua ideia de si mesmo, quanto mais vezes focarmos neste Centro, mais rapidamente o ego se renderá, sem o perceber, sem sofrer demasiado, e será transfigurado pelo poder do AGORA, DE DEUS, DO ETERNO, DO PAI!

A grande vantagem de Tolle sobre qualquer outro Mestre ou Método, é que seus métodos podem ser usados por qualquer pessoa, de qualquer religião, doutrina ou sistema de fé.
E pode ser usado só este método, caso não se tenha religião, ou sistema de fé.

Ele responde a um grande número de almas que se desgastaram com os conceitos cristãos cheios da ideia de pecado e culpa e os coloca numa luz atual - e de outros que se cansaram de métodos complexos, para não dizer complicados, de sistemas orientais diversos.
Porque justamente esta época permite uma desmistificação sem precedentes, por isso Jesus também disse:
- Vós podeis fazer o que faço e mais... porque antevia que nesta era em especial, a mente ocidental, principalmente, estaria apta a entender a simplicidade deste "render-se a Deus".
Para o oriental a via de menor resistência é ainda a devoção, em que ocorre o mesmo processo: o devoto rende sua vida, seu eu, sua mente, a uma figura que considera santa e isso tem um efeito poderoso, mas para nós ocidentais, a devoção desta forma não funciona com uma mente complexa e cheia de saberes!! Por isso se diz que um intelectual tem mais dificuldade de se render... sua mente cheia de conceitos e pré-conceitos - mas isso vale inclusive para a grande ala evangélica, onde cada um define Deus e a Bíblia baseada em seu cérebro, que mal usa 3 a 6%, conforme comento no artigo anterior COMO DEUS MEDE AS RELIGIÕES.

Então vem um Tolle e desmistifica e simplifica ao extremo o processo e o torna acessível ao máximo de almas que não se afinizam com outros sistemas, quer seja pela linguagem rebuscada, floreada, complicada, quer seja pelos métodos rebuscados, complicados ou apenas ultrapassados.

Nesta linha de simplificação incluo Ramana Maharshi, sendo que hoje, por termos Tolle, vejo que Ramana serve perfeitamente as almas orientais e muito maduras, pois que ele nem explica mais detalhes como Tolle faz, ele vai direito ao ponto - e para uma alma ocidental isso é "demais" - ela ainda precisa de alguns conceitos e explicações. E também temos muitos que nasceram no ocidente, mas que carregam almas orientais em si. Ou também ocorre outro fenômeno:
- a alma ocidental, racional, complicada está tão cansada que acha um alívio apenas se "render" como um oriental o faz e falo por experiência:

Quando fui a Índia entendi o fascínio dos ocidentais por este povo e terra:
- Lá se respira a rendição ao Eterno, mesmo que muitos confundam tal e se rendam a estátuas e deuses, mas como disse Krishna a Arjuna (nas minhas palavras):
- Acolho toda devoção sincera! 
Ou seja: em última análise Krishna sabia que tais almas estavam achando que tal estátua ou deus estava/está representando o Deus-Pai e que estas figuras as ajudavam a se aproximar de Deus dentro de sua capacidade, ainda precisando de símbolos externos, como muleta ou ponte... mas para Deus não importa se você chega a Ele via ponte, via barco ou nadando... basta que chegue!!! Isso é o que conta no final e afinal.

E aqui aproveito para explicar algo sobre não criar Imagens a semelhança de Deus... Gente... isso é o que mais fazemos: TODOS criamos uma imagem de Deus e cultuamos esta imagem, humana, cheia de nossos preconceitos, medos,... ESTA IMAGEM MENTAL E CONCEITUAL É PARA A GENTE NÃO CULTUAR!!! PLEASE, ENTENDAM!... qualquer estátua ou imagem de um mestre ou santo é mil vezes mais digna de ser cultuada do que a imagem que nós fazemos de Deus... baseado em nossos pré-conceitos e nos míseros porcentos que usamos de nossa mente.

Portanto, não julgueis, para não serdes julgados... Deus só olha a INTENÇÃO!
Isso vale da religião mais rudimentar a mais complexa!

Portanto, em solo indiano a rendição flui mais fácil... os caminhos estão aplainados; seria o mesmo que se um indiano viesse ao ocidente: aqui a vida material flui mais fácil... os caminhos estão aplainados, basta percorrê-los!

Diante do exposto acima, segue uma sugestão pessoal: aos que não conseguem imaginar um Deus Imanente, na forma de Espírito ou Centelha, ou Lótus, ou Rosa, ou Diamante, ou enfim, qualquer que seja a linguagem que cada corrente usa para designar esta Joia Preciosa Presente em nosso Centro - no Coração Espiritual - como um Presente, no Eterno Presente!! - pode colocar a figura de Jesus, de Buda, de Alá, ou outro Ser de sua devoção. Um dia então, talvez não precise mais da muleta de apoio, da imagem, pois terá recebido a Imagem de Deus em Ti! Jesus disse que nós O veremos face a face! E não mais através de outro - mestre - que já O viu e já vive Deus! Mas o que importa afinal, é que seja o que for, se isso te levar a ver e viver Deus é o que basta!

Alguns vão resistir e achar tudo fácil demais... mas lendo o livreto citado (que tem dicas imperdíveis até para relacionamentos), vão entender a resistência da mente - do ego - por detrás. Aceitem. Não lutem contra. Não exijam também resultados maravilhosos em poucas práticas - alguns terão efeitos surpreendentes logo, outros com mais prática - isso depende, inclusive, de sua fé no processo, pois como Jesus mesmo disse:
- Tua fé te curou... aliado a força do Pai, mas sem a Fé, nem Jesus, nem Deus podem operar qualquer milagre!
Então, se tua mente te disser:
- Imagine, isso parece simples demais. Não vai dar certo. Já sabe, né? Não vai dar certo mesmo!!!

Concluo este artigo com algumas citações do livreto PRATICANDO O PODER DO AGORA (alguém teve a genial ideia de copiar as práticas sugeridas discretamente no famoso best-seller O PODER DO AGORA, e disso resultou um livreto altamente potente e concentrado, como um elixir). Vou abrir aleatoriamente:

Pág. 53
- Manter-se em um estado de alerta consciente destrói a ligação entre o sofrimento e o mecanismo do pensamento e aciona o processo de transformação. É como se o sofrimento se tornasse o combustível para a chama da consciência, resultando em um brilho de mais intensidade.
Esse é o significado esotérico da antiga arte da alquimia: a transformação do metal não precioso [o ego] em ouro, do sofrimento em consciência.

Nota: na época as pessoas que tinham conceitos mais abstratos de Deus eram combatidos pela Igreja Católica reinante (hoje inclui-se boa ala dos Evangélicos, embora muitos pastores sejam maçons e outros venham do esoterismo e sabem do significado de tais simbologias); portanto, a Alquimia, o Santo Graal, entre outros, são alegorias para explicar um processo interior - até algumas fábulas infantis escondiam processos espirituais atrás de suas figuras, como a da Bela Adormecida... é a Alma  que será restaurada do sono da morte,  pelo beijo do Espírito, simbolizado pelo Príncipe - sei que muitos de vocês conhecem tal simbologia, mas muitos talvez não - para estes que detalho alguns aspectos deste tema simples na síntese, mas complexo na análise.

Pág. 38
Para ficarmos presentes no dia a dia, ajuda muito estarmos profundamente enraizados dentro de nós. Do contrário a mente, que tem um impulso inacreditável, nos arrastará com ela, tal qual um rio caudaloso. (Aqui ele detalha a importância de se ter os pés na terra, ou seja, bem ancorado no corpo - tal como uma árvore frondosa e alta que precisa de raízes profundas para sustentar sua altura - aqui temos a bela analogia entre o céu e a terra).

Pág. 08
Existe uma Vida Única, eterna e sempre presente, além das inúmeras formas de vida sujeitas ao nascimento e à morte. Muitas pessoas empregam a palavra Deus para descrevê-la, mas eu costumo chamá-la de Ser. Tanto "Deus" quanto "Ser" são palavras que não explicam nada. "Ser", entretanto, tem a vantagem de sugerir um conceito aberto. Não reduz o invisível infinito a uma entidade finita. É impossível formar uma imagem mental a respeito. Ninguém pode reivindicar a posse exclusiva do Ser. É a sua essência, tão acessível como sentir sua própria presença. Portanto, a distância é muita curta entre a palavra "Ser" e a vivência do Ser.

Nota finais: agora a noite ao reler o texto e corrigir pequenos erros que pude constatar, percebi que alguns tópicos poderiam gerar polêmicas, visto que é delicado querer expor num artigo um tema tão complexo sem gerar controvérsias, sendo assim, em tempo:

- Não estou comparando Jesus, o Cristo (o Ungido - o Mestre), com Tolle em termos de missão, estatura espiritual e outros, porque Jesus, tal como Buda e outros, inauguraram novas épocas e realizaram um trabalho de caráter planetário, não apenas porque ficaram conhecidos nos quatro cantos - isso todos hoje são dada a facilidade - mas porque realmente tiveram uma missão especial e Jesus, sendo o último que abriu a Era de Pisces, por isso se relaciona o símbolo e os peixes com sua vida, foi o que chegou mais longe, pois não apenas se iluminou, mas realizou a ressurreição, abrindo o caminho para que todos possamos realizar isso algum dia. O mérito de Buda foi ter atingido a iluminação sozinho, entre outros.
Ambos representam um marco para o mundo, pois cada um abriu as portas dos céus a seu modo para facilitar nossa passagem. Diz-se sempre que o que um pai ou mãe não venceram, sobra para a próxima geração, e o oposto também é verdadeiro: o que eles venceram em sim, facilitam para os filhos - o mesmo esquema se aplica aos mestres de todas as categorias, e em especial aos Mestres que abrem portais e trazem lições cósmicas - pois a Humanidade, funciona como uma Escola, de época em época são repassadas novas lições, e tal como ocorre numa sala de aula, há raças e povos que ainda nem absorveram as lições da Era do Carneiro - de Moisés e Abraão.
Exemplo: Jesus veio e com o 11. Mandamento, Amarás a teu próximo como a ti mesmo, sintetizou em um só, os 10 anteriores, pois quem ama seu próximo como a si mesmo, não mata, não rouba, não mente, etc. A mera Lei em seu rigor, foi substituída pela Lei do Amor.
Mas este tema igualmente é complexo - aqui só uma noção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.