segunda-feira, 25 de maio de 2015

3 DICAS PARA TEMPOS DE CRISE


blogdaengenharia.com
Quase todos sabemos - na cabeça - que as crises são oportunidades (de crescimento material, pessoal, espiritual) disfarçadas!

Saber é bom, agir de acordo é melhor, e para isso escrevo aos Amigos Empresários, pois alguns olham desafios de forma natural, outros se deprimem, outros se estressam demais, enfim, cada um é um mundo - escrevo aos que se estressam ou se deprimem, pois estes vão ter dificuldades de ver possíveis soluções no meio do estresse ou da depressão.


1) Dica essencial: 
A história do sapo é bem conhecida e quem não conhece precisa conhecer: é a forma mais pura de entender o poder de não se levar pela onda negativa ou pela conotação negativa da palavra crise! Segue link no final.

2) Dica da Divisão do Bolo:
Não sou empresária, mas imagino que se fosse, iria dividir minha empresa em 4 fatias principais: setor financeiro / estratégico / estoque / pessoal:
- Financeiro: primeiro ato: cortar despesas sem se tornar mesquinho (os funcionários precisam sentir a diferença entre economizar algo economizável e ser lesado por algo que necessitam); ex.: permitir o uso de apenas 2 folhas de papel para enxugar a mão! Checar todos os setores e  ver onde está sendo desperdiçado sem necessidade; por isso iria pedir a cada depto. que apresente uma redução de custos em algo que não vai afetar a vida de ninguém, com o lema: USAR SEM ABUSAR! 
Estratégico: pedir a todos os departamentos que dêem uma dica do que fariam SE a empresa fosse deles; como iriam buscar novos clientes, renovar a confiança de antigos, etc. agilizar a produção, etc. e daria prêmios em troca.
Estoque: tem coisa demais no estoque? ou de menos? Encontrar o equilíbrio em tudo, desde material de limpeza, ao estoque da empresa, caso ela produza algo e se for compradora, idem!

Pessoal: aqui tem algo que a maioria dos empresários ainda ignora: não basta ser bom no que se faz, embora isso seja essencial, pois uma empresa que tem um produto de qualidade, cria orgulho no funcionário de trabalhar nela e poder falar de boca cheia o nome do produto da empresa; mas é preciso que os funcionários também sejam motivados em seu mundo pessoal para que todo contato reflita algo positivo, seja via e-mail, telefonema, uma visita. Ninguém mais ignora que o que passamos não é o texto ou as palavras, mas passamos VIBRAÇÃO e esta é quem determina no final! E o que significa motivar no mundo pessoal? É valorizar a vida do funcionário - não ser apenas um número, mas um ser que tem uma alma, tem suas peculiaridades. Não "sugar" o funcionário até que não aguente mais, nem tampouco permitir abusos por parte dele ao este não saber aproveitar um tratamento diferenciado. Tudo deve ser feito com inteligência.
SE quiser se convencer mais e melhor, dê uma olhada no livro Trabalhando com Alma de Tannis Helliwell - segue link no final. Este livro achei há uns meses, por acaso, em alguns dos vários sebos de Curitiba, e que achado!!! Aliás, Curitiba deveria também ter o nome de Capital dos Sebos! Para meu deleite! Ufa... senão, como aguentaria viver no meio do mato... mas perto o suficiente para me deslocar semanalmente para a "Capitar"! 

3) Dica aos Líderes de Empresas: 
Todos sabemos que os líderes tem uma grande carga sobre si, mas só se eles teimarem em não buscar ajuda diferenciada em época de crises, pois é para isso que a crise serve: encontrar saídas criativas, inclusive para si mesmo!
Queria muito ter encontrado um material em português de John W. Gardner, de quem soube, por meios não usuais, que ele escreveu 11 tópicos de como salvar sua empresa de uma cristalização!
Mas achei dois links em inglês que, quem entender inglês mais do que eu, vai poder entender bastante coisa. O suficiente.

- Lembrando algo chave aos líderes homens:
Geralmente eles ignoram a importância de relaxar e não apenas agir. 
Vejamos: depois de agir, no caso juntar os ingredientes do bolo, é preciso relaxar para esperar o bolo ficar pronto! Mas antes é preciso saber usar os ingredientes e cuidar com a qualidade.
Ou seja: ao invés de buscar freneticamente por uma solução (ingredientes), páre primeiro, páre a roda do estresse. 
Dê-se ao direito de ter um tempo determinado - determinado! - para achar soluções - se tiver algum líder superior, comunique a ele que precisa de 3 dias, 3 semanas, 3 meses para desenvolver uma estratégia (tudo depende do tamanho da empresa, etc.). 

- Determinar um prazo é algo meio mágico: 
No momento que você disser convicto que precisa de 3 dias ou 3 semanas, pode acreditar, o subconsciente capta a mensagem e te faz encontrar caminhos, as vezes, por meios inusitados dentro deste prazo!
Experimente com algo pessoal se não acreditar, mas é importante que o prazo seja dito com convicção, seja para ti, seja para seu superior, ou seja: o subconsciente tem que receber uma mensagem sincera, que você realmente precisa daquele prazo seja por qual razão for! Mesmo que seja curto, se for sincero, algo acontecerá neste prazo, você vai continuar buscando e fazendo sua parte, mas também vai ficar atento para possíveis dicas não tradicionais, talvez nem relacionadas ao mundo dos negócios, mas que vai abrir as portas para algo bom.

- Nimm Dir Zeit  - Take Time - diria que é a tradução mais apropriada, pois em português a tradução não fica tão boa!
É o título de um livro que ainda li na Suíça (por volta de 2000)  e lembro apenas de duas coisas: que o autor é um indiano ou... ? (Eknaht Easwaran) e que pelo livro percebi algo chave na época e que sempre uso desde então:
- Você nunca irá ter tempo para algo se não "pegar" este tempo! 
- O tempo é algo flexível, não rígido, embora pareça e jamais vamos ter tempo se esperamos que o tempo nos dê tempo!
Experimente ou constate: quantas coisas você quer fazer "quando tiver tempo"??? 
Nunca terá! Terá que pegar o tempo, terá que pegar uma fatia mínima que seja do bolo do tempo... continuando com o exemplo do bolo - tipicamente feminino! 
E esta é a pretensão: são dicas de uma mente feminina, mas que sabe entender a mente masculina e sabe que ambas são necessárias:
- é preciso agir, mas é preciso saber agir!
- agir é masculino, saber como agir é feminino!
- saber implica em se dar o tempo necessário, em relaxar em meio a crise, sabendo que está fazendo o necessário e dando ao tempo o tempo de algo se apresentar após agir; também implica em saber que...

Os homens tem que aprender urgentemente a ler e usar material não tradicional, para encontrar soluções não tradicionais!
Material não tradicional para os homens implica em saber usar material feminino no sentido de ser um material que é produto não apenas da mente, do pensar, mas também do sentir e do intuir!
O ideal é o ser humano atingir a união entre a cabeça e coração, para disso resultar um mundo mais equilibrado, mas o que vem ocorrendo é que as mulheres estão se tornando "homens", masculinas no agir e pensar, e os homens ainda temem usar os sentimentos, com medo de serem taxados de femininos ou vulneráveis!

Portanto, ouse, leia, o livro Trabalhando com Alma, por exemplo, e mesmo que não entender certos conceitos expostos nele, leia até o final, o que te causar impacto é o que te serve.
Material não tradicional não significa material de baixa qualidade, apenas de outra qualidade, pois material de má qualidade existe tanto no universo feminino quanto masculino. Considero o livro citado um de alta qualidade dentro do caótico mundo místico que reina hoje em dia e que, de fato, assusta quem não conhece nada... acaba nadando em águas turbulentas e pode-se perder... mas também vai aprender!
Considere que boa parte das maiores empresas americanas usaram os conceitos da autora e permitiram que ela publicasse seus nomes no livro citado! Isso deve significar algo para os homens empresários!
Então "mãos a obra"... mas no sentido feminino!

Nota final: Sei que pode parecer ingenuidade uma mulher! e ainda por cima não empresária! querendo dar dicas a empresários, mas, muitas vezes, a solução está justo em algo menos rebuscado, menos complexo. De qualquer forma, pelo pouco que li do material de John Gardner, ele extrapola os conceitos tradicionais e isso pode dar mais confiança a alguns homens muito centrados na mente e na inteligência mental.




http://www.pensamento-cultrix.com.br/trabalhandocomalma,product,85-316-0736-1,7.aspx

http://profeugeniocorrea.blogspot.com.br/2013/09/trabalho-significativo-resultado-da.html

Depois de já ter publicado o artigo acima, achei que devia procurar alguma opinião conceituada sobre o livro de Tannis Helliwell - e, de preferência de um homem!!! - e de cara achei  um comentário muito bom,  do Coach Eugenio Correa - com 36 anos de experiência na área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.