quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A RIQUEZA DE UM PAÍS

Imagem Internet

O QUE POBREZA MATERIAL TEM A VER COM POBREZA CULTURAL?
E AFINAL, SOMOS UM PAÍS RICO OU POBRE?

Em termos políticos a suposta entrevista feita ao  Papa Francisco (cujo link repasso abaixo e que muitos conhecem), desvenda em poucas palavras como a política faz uso da pobreza - não que seja errado dar o  peixe primeiro, afinal de barriga vazia ninguém produz nada, errado é não ensinar a pescar depois. Bom é matar a fome em curto prazo e para isso o Bolsa Família foi bom, melhor ainda é matar a fome a longo prazo e  irrigar amplamente o Nordeste e dar trabalho e comida a todos ao se plantar e colher. Plantando e colhendo semeia-se verde e colhe-se um arco-íris de benefícios, tais como escolas, educação, e, por fim, cultura, diferenciando aqui o conceito de cultura como abrangendo os diversos grupos étnicos, com suas cores, danças, lendas, etc.

E se Olavo de Carvalho foi duro em descrever o grau cultural brasileiro, ele não falou mentiras, apenas não foi delicado com os que são vítimas de um sistema político que, de modo algum, tem prestigiado o aumento da cultura brasileira de forma direta e concreta; indiretamente sim, o aumento do poder aquisitivo está fazendo o brasileiro viajar e ver como estamos há anos-luz de sermos considerados um país culto em todos os sentidos; citarei apenas uns exemplos:
- Sistema elétrico com fios expostos, em parte caídos, cheio de "gatos", horrível!
- Não temos nada similar a bondes e ônibus altamente confortáveis que os países europeus usufruem (Curitiba tem algo ligeiramente melhor);
- A maioria dos ricos brasileiros são apenas isso: ricos em dinheiro, mas pobres em educação que respeite o outro, independente de sua classe social e outros atributos de qualquer rico europeu, que andam em Jaguar e Porsche e não tem cara de tal e nem se vangloriam, muito menos ostentam (como um ex-chefe meu - ele sua a camisa na butique e pega no pesado);
- Nossa cultura em termos de história é paupérrima; nem lembramos o básico e muito menos temos pensamento crítico e, quem não conhece a história está condenada a ...? Complete!

No Brasil ainda predomina o pensamento (com constantes exceções individuais!):
- Aproveitar-me ao máximo do outro de todos os modos, isso inclui pegar coisas que não me pertencem, principalmente no ambiente de trabalho (que não chamam de roubo!), entre outros similares, pois quem faz num lugar, faria em todos!
- Não sou responsável pela limpeza de minha cidade então jogo lixo no chão (a empregada que limpe, digo, os "meus" empregados do governo... os garis... ou seja, resquício da Era das Empregadas-escravas) - e quem educa estes filhos? 
No final recai tudo nas costas da Escola e ainda temos os pais ignorantes que vão contra os professores que são afrontados com suas crianças mal-educadas, ao invés de enviarem presentes para os mesmos, por estarem fazendo o "serviço deles". 

Pobreza não é desculpa de falta de caráter, mas, parece que no Brasil isso é aceito e desculpado de forma automática! Assim como riqueza não é sinônimo de falta de caráter - muitos conquistaram dignamente seus quinhões, digo, milhões!

E seu fosse contestar meu próprio artigo, diria, com o que conheço sobre o assunto:
- Todos os países tem uma contribuição a prestar ao mundo, cada nação a sua, assim, enquanto o Americano veio para permear o mundo com o conceito de riqueza material (conforme argumento de Jacob Needleman no seu livro O DINHEIRO E O SIGNIFICADO DA VIDA), se olharmos prá Europa, diríamos que uma Alemanha, por exemplo, além de ter sido palco dos maiores expoentes musicais nos séculos passados e da filosofia, hoje prima pela tecnologia de grande porte (e pelo Oktoberfest!!!); os italianos não criaram apenas a máfia e a pizza (não resisti!), mas também nos legaram grandes nomes nas artes e literatura e hoje também na tecnologia e no ramo da moda; a Suíça, além de exemplo de Democracia (onde o povo realmente decide tudo por voto - e falo porque vivi lá) é perita em micro tecnologia, em chocolates, entre outros. Voltando a Democracia; aqui temos uma Plutocracia como alguém a definiu (acho que foi Olavo mesmo e outros). 

A Democracia por si só não é santa e isenta de problemas; por exemplo, de votos que acabam não gerando o melhor, afinal, o fato de uma maioria preferir algo em detrimento de uma minoria não garante que aquela foi a melhor opção de fato, apenas que a maioria preferiu tal - a melhor opção depende de vários fatores, porém, a julgar pela sociedade suíça, podemos concluir que para eles vem dando muito certo. (Imaginem que recebíamos aqui no Brasil correspondência com os temas em votação para enviarmos nossos votos via correio, por sermos cidadão suíços residentes fora do País! Até estes tem direito a voto! A Era Virtual está mudando o modo, mas não o conceito de votar).

O legado do Brasil, por ora, além do futebol, do samba e da alegria, é o da cordialidade e fraternidade, o que não é pouco. Não são valores tangíveis, comíveis, mas de alma. Sem falar de nossa ampla riqueza mineral e líquida, que vendo sendo literalmente explorada!!!

Claro que numa página não dá para aprofundar, mas dá para perceber que cada país tem seu legado; qual o mais ou menos importante é querer forçar a barra, afinal, posso gostar de matemática e por isso considerá-la o estudo mais importante, mas todas as matérias tem sua sua importância, senão não poderíamos existir culturalmente. Sendo assim, temos sim nosso valor, só nosso, nosso legado,  mas... me perdoem os incultos, um pouco de cultura é a base para a evolução humana, que deve culminar na evolução espiritual! 
E o que é ser culto de fato? É ter ética, ao meu ver. 
Com ética tudo que faço terá um valor vertical, sem ética o valor será horizontal, diluído, corrompido, por melhor que seja a ideia ou o ideal!
E ética é algo que se adquire sim, e que faz parte do que poderíamos chamar de "evolução da alma". Se todos tivéssemos um mínimo de ética o mundo seria um lugar digno, onde poderíamos evoluir sem tanta dor, miséria e desrespeito a todas formas de vida, seja mineral, vegetal, animal e hominal.

Por isso, o que mais me entristece, é  sermos um país rico em tudo: clima, solos, minérios (basta ler meu artigo sobre o Nióbio), água, ar... e pobres em "cultura", em ética, ao vendermos nossos bens preciosos a preço de banana para os "outros" ficando o país com o troco e os políticos corruptos com o "grosso"! Estes sim são os verdadeiros traidores da pátria e de seu povo! Portanto, poderíamos ser os mais ricos e termos todo o conforto que uma Europa levou séculos para conquistar, se nossos políticos fizessem bom uso de nossa riqueza natural! Mas..., antes de lastimar, veja que somos co-culpados, porque nunca fizemos questão de saber disto e nem de exigir isso de nossos governantes! E me incluo nisso, porque demorei para perceber o quanto somos ricos comparados a qualquer outro país em termos "materiais" sim... , no entanto, somos pobres em amor à pátria (e por isso temos os políticos que temos - que apenas nos refletem) e pobres em ética!
Porém... ainda não é de todo tarde! Vamos acordar e participar de nosso processo político e cultural e fazer nossa parte. Minha estou fazendo com este artigo e no dia-à-dia.

E agora seguem os links acima comentados:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/09/tente-ser-bmenos-idiotab-com-olavo-de-carvalho.html

Vou copiar o trecho referente ao tema Cultura, de um artigo de Olavo de Carvalho, postado no blog do link acima:
Diz ele: “Em quinhentos anos de existência, a cultura deste país não deu ao mundo um único registro de experiência cognitiva originária. Nossa contribuição ao conhecimento do sentido espiritual é, rigorosamente, nula. Não há nas correntes culturais do mundo um único símbolo, conceito, ideia ou palavra essencial ao conhecimento que tenha sido descoberta de um brasileiro.” Para ele, nossas manifestações culturais são inócuas e periféricas, meras cópias das grandes tradições europeias. Um país gigantesco e uma população de centenas de milhões de habitantes destaca-se de forma espantosa pela nulidade, o desinteresse espiritual, a letargia. Aqueles que deveriam ter consciência da condição precária do espírito brasileiro, os sábios e educadores, não são nem mesmo capazes de compreender a pasmaceira que os cerca. Dessa forma, a ambição do Brasil de se tornar um potência mundial só pode estar fadada ao fracasso. Na melhor das hipóteses, na possibilidade de uma pujança econômica, o Brasil se tornará o flagelo da humanidade, pois imporá valores bárbaros e mergulhará o planeta em uma nova e longuíssima era de trevas.
Há, porém, uma solução, segundo Olavo. Os brasileiros de boa vontade terão de lutar “para que a cultura brasileira se ligue às fontes centrais e permanentes do conhecimento espiritual, para que a experiência da visão espiritual ingresse no nosso horizonte de aspirações humanas e, uma vez obtida, faça explodir, com a força das intuições originárias todo um mundo de formas imitativas e periféricas, gerando uma nova vida”. Esse renascimento à brasileira, no entanto, só poderia se realizar caso os jovens começassem agora a estudar de fato e adquirissem um domínio sistemático do conhecimento e da culturaa, algo que a Europa já realizou há séculos. Isso garantiria a supremacia cultural em cinco gerações. Mas falta aos brasileiros racionalidade e devoção suficientes para essa missão, nem mesmo em duzentos anos.



E mesmo que o papa não tenha dito o que disse (conforme link a seguir), 
o que foi dito é muito bom, seja lá quem montou a farsa... o conteúdo é verdadeiro!
Aliás, volto a repetir: cuidado com os famosos sites que querem desvendar o que é lenda de fato! Alguns, a meu ver, são muito bem pagos para "inventar" ou interpretar algo de modo a parecer verdade! Desinformação é hoje um negócio muito lucrativo! Olho aberto!


Mas, por este link verão que a história parece ser outra! Quem tá com a verdade? Não sei, sei que o conteúdo é bom - faz refletir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.