quarta-feira, 16 de julho de 2014

MENTE VAZIA DE M'EUS E CHEIA DE D'EUS!


Imagem da Internet

O coração gesta o que a mente pensa!

Muitos de vocês conhecem o termo mente vazia, no mind, ouvir a Voz do Silêncio e outros termos, que pretendem mostrar que para encontrar Deus, devemos ir além da mente, ou melhor: além dos pensamentos! A mente seria o espaço azul, sem nuvens, e os pensamentos as nuvens de todas cores, tamanhos e densidades! 
Alguns chamam este Céu Azul simplesmente de Deus, outros de Espírito de Deus, Espírito Santo, Mônada, Centelha Divina, Atman - e não tem a menor importância o nome e sim a Força e a Fé que se associa ao nome!

Quando iniciei um caminho interno, por meio do ato de me perguntar (sem responder):
- Quem sou eu? (real e verdadeiramente!), algo aconteceu nos primeiros dias:
- Eu fiquei chocada de perceber quantos mil pensamentos assolavam minha mente querendo me impedir de fazer a pergunta, ou apenas ficaram assustados, porque, de repente, eles, os pensamentos, foram descobertos, pegos de surpresa em sua "natural" e óbvia prática de usar a mente o dia inteiro para tecer os pensamentos mais absurdos! A pergunta teve o efeito de um adulto entrar num parque de diversões de crianças que há muito tempo não tinham sido controlados em nada - eles tinham espaço e tempo integral para usar ambos como bem quisessem: o espaço e o tempo!

Bem, isso não ficou assim claro para mim, digo, nesta linguagem; eu apenas estou tentando ilustrar de como minha mente deve ter se sentido, pois para mim, na época (aprox. em 2006), isso ficou evidente de forma bem diferente:
- Eu fiquei horrorizada de ver quanto lixo mental era produzido pela mente sem eu sequer ter noção e, embora eu sempre buscasse pensar da forma mais elevada possível acerca de tudo e todos, ainda assim eu constatei com esta prática que eu pensava demais... mesmo que a qualidade não fosse ruim! (Claro que em situações extremas  sofri para manter um nível mental mínimo, mas não sem esforço consciente e é isso que vale nessas horas).
Portanto: quantidade e qualidade de pensamentos são chaves!

Depois, com a prática diária, geralmente de manhã e a noite, de fazer a tal da pergunta, algo aconteceu em mim: o poder que existe além da mente, por meio do vazio gerado, começou a ganhar espaço e tempo em minha mente e estes poucos segundos de intervalos entre pensamentos (que até então era para mim um mero conceito filosófico relacionado, principalmente, a teorias místicas orientais), tomaram forma, a ponto de, durante o dia, inúmeras vezes me surpreender em "agir sem pensar", movido por esta Força Divina em nós, que cada corrente religiosa dá um nome diferente e eu já disse que o nome só é importante no sentido dele te conectar com a Força e a Fé que tal nome te inspira - por isso, ele só é importante para ti e mais ninguém! Não tente, portanto, passar teu nome para alguém como se passa uma senha secreta, pois a senha só vale para você acessar tua Conta Divina - os outros tem que criar sua senha para acessar a sua conta (claro que posso usar a mesma senha, se eu sentir que ela corresponde ao meu nível vibratório e me dá o mesmo poder em termos espirituais).

Bem, aconteceu então que eu agia sem ser o ator da ação, não minha mente automática, antes um Poder além da mente agia como um piloto sábio. Estas ações sempre estavam relacionadas a evitar algo de negativo para outros em primeiro plano. Mas também havia muita graça em minha vida - uma plenitude que preenchia minha mente e ser e, no entanto, eu continuava vivendo normalmente, trabalhando e enfrentando "barras duras na lida diária". Na vida diária. Na luta diária.

De repente esta prática se tornou fraca de vido a vários fatores, um deles, relacionado a mudanças físicas - sim, constatei que mudanças físicas "mudam nossa rotina interna também". E assim ficou cada vez mais difícil manter o padrão. A isso somou-se uma situação muito delicada familiar que abortou de vez o poder da prática - sabe aquela história:
- Nos momentos mais delicados é que se deve reforçar a prática espiritual e não abandonar!? 

E quando tentei retornar à prática ela não tinha mais a mesma força de antes e simplesmente não funcionou mais do mesmo jeito. E vou explicar isso usando um exemplo bem claro:
- Quando você se apaixona, existem mil reações que nunca mais se reproduzirão, mesmo que depois de separados por um tempo vocês voltem com a mesma pessoa, certo? Fácil de imaginar! Isso aconteceu com a prática - depois de uma parada, na volta não teve mais o mesmo impacto e até ficou sem graça!

Um dia então eu acordei e cansei de assistir a mente sendo invadida por pensamentos sem fim, principalmente logo cedo, quando tanto gosto dos momentos de silêncio matinal para usar para Deus. Impotente tentei desviar usando algumas práticas, até orar, mas não tinha o mesmo efeito - e não é que com a prática acima mencionada os pensamentos não existissem, eles realmente são como crianças rebeldes que resistem a serem disciplinadas, mas a prática me dava forças para simplesmente aceitar os pensamentos e esperar que a minha falta de reação deixasse eles sem força, ou seja:

- A melhor forma de você tirar o poder de algo, é não querer forçar algo e sim deixar que a onda se quebre na praia e você então aproveita o tempo de se formar outra para deixar a mente vazia tanto quanto possível. Nunca forçando, mas sempre atento para achar brechas entre uma onda de pensamento e outra. Com o tempo estas brechas se alargam por si, melhor, pelo Poder além da mente, que vai ficando mais forte com estes intervalos e é este poder quem vai então ganhando tempo e espaço em sua mente, e assim, automaticamente vai diminuindo o tempo e espaço dos pensamentos-crianças tomarem toda a mente o tempo todo.
O eu, ou o ego coopera usando um método ou truque para dar um intervalo comercial entre a extensa programação  feita de drama, de horror, de política, de humor, enfim, cada um tem um programa diário mental composto de vários temas, dependendo dos interesses da pessoa. Os que gostam de futebol, imagino que tenham sua mente ocupada provavelmente mais de cinquenta por cento com o tema, e assim cada um de vocês pode começar a anotar num papel quais são seus programas favoritos. Vão ficar horrorizados ao perceberem como os pensamentos aleatórios ocupam sua mente e daí vão entender melhor do porque a nossa vida em geral é tão caótica:

- Porque usamos o nosso maior poder para produzir caos o dia inteiro!
Agora também entenderão a palavra batida e já sem poder:
- O poder do pensamento, ou dos pensamentos!

Tem pessoas que adoram ocupar sua mentes pensando o que as outras pessoas tem de negativo ou do que não gostam dela. E nem sequer notam, que a maioria das qualidades negativas vistas nos outros, nós só podemos ver, porque temos alguma qualidade similar em nós. Por outro lado, quando nos fixamos demais no que as pessoas tem de negativo (ao nosso ver e, que nem sempre é algo negativo de fato), esquecemos de ver o que elas tem de positivo, o que reforçaria nossas qualidades positivas similares e as delas! E o mundo teria menos guerras e caos, graças a nós, pois somos nós quem movemos o mundo - ele apenas reflete o que a maioria pensa e sente e isso vale para nossos políticos em primeiro lugar, por isso sempre bato na mesma tecla, desde 1995, que nós precisamos mudar para mudar o mundo. 

Isso não significa tolerar desmandos seja de familiares, chefes e políticos, mas significa checar qual a origem do desmando, que pode ser, por exemplo, uma incapacidade de se amar, de se saber fazer respeitar, por que lá no teu íntimo, você se despreza! Então vem pessoas que vão te desprezar de alguma forma, ou tentar te fazer provar o que você pensa, lá no íntimo, de você mesmo:
- Que você não tem valor, não é digno de ser amado! 
Então xingamos, combatemos e alguns chegam a odiar tais pessoas, quando elas apenas espelham nossa falta de amor próprio literalmente!

Poderíamos usar mil métodos para curar tal falta, como a psicologia, o método do Ho´oponopono, o método da Sei Cho No Ie, que é agradecer por toda graça e desgraça, sabendo que as ditas desgraças são apenas reflexos de nossas fraquezas pessoais geradas nesta vida ou herdadas de nossas ancestrais (para não dizer de outras encarnações) - o agradecer acaba curando aquela fraqueza - é uma forma indireta e poderosa de cura. Outro nome para este método é:
- Aceitar tudo que nos acontece em primeiro lugar, sabendo que nada vem para o mal ou por injustiça, pois que todos colhemos algum dia o que semeamos seja na juventude, em outras existências ou, quem prefere, pelos nossos ancestrais (o que em parte de fato é assim também), ou que reflete nossos medos e fraquezas!

Temos, portanto, a grosso modo, três modos de olhar para algo que nos faz sofrer:

- Pode ser que alguém esteja espelhando o mesmo defeito que nos irrita ou faz sofrer,  só que talvez tenhamos o mesmo de forma mais amena, não tão gritante como o "espelho".
- Pode ser que estejamos colhendo o que semeamos com tanta criação negativa de pensamentos e sentimentos (!) no passado, seja recente ou distante.
- Pode ser que estejamos à frente de um novo desafio de ser e viver, superando nossos medos e fraquezas, e a situação em questão está nos forçando a mudar, talvez em vários sentidos.
Pessoalmente acredito que algumas situações são frutos de um mix dos três motivos.

Voltando ao complexo tema dos "espelhos":
Temos várias facetas secretas nossas que são refletidas pelas pessoas mais próximas, sejam familiares, conjugues, chefes, e outros - precisamos aprender a ler tais espelhos e não achar que com uma teoria se explica toda gama de traumas, medos e fraquezas existentes em nós por um sem número de razões que nem sempre Freud ou Jung explicam, pois estão além da psicologia tradicional. Muitos medos e traumas apenas uma regressão eficaz consegue sanar - é para isso que a regressão deveria ser usada, pois os traumas acabam regendo inconscientemente muitos campos de nossas vidas, até os espirituais, dependendo do trauma, e impedindo que se evolua em muitas áreas em função deles.

Mas agora cuidado:
- Aceitar tudo que nos acontece não significa tolerar desmandos, abusos! Este "aceitar" refere-se a aceitar que tal fato não veio por acaso, nem por injustiça, nem por mal. Nem para te magoar, nem para te infligir culpa! Veio para sanar algo em ti! Se alguém abusa de nós, temos que ver porque tal abuso tem espaço em nós! Porque atraímos isso - talvez porque tenhamos um complexo de inferioridade, de amor próprio, de culpa, etc. Por outro lado, muito provavelmente você terá que se afastar por um tempo ou para sempre da pessoa que serviu de espelho, mas com certeza se ela não aprendeu a lição e você sim, pois um amor próprio sadio implica também em se preservar! Sermos nosso pai e mãe que velam por nosso bem-estar. Nem por isso você precisa (nem deveria, senão a lição não foi aprendida!) alimentar a mágoa provocada pela situação, tampouco precisa ter relações para provar que não tem mágoa! Cada caso é um caso - na dúvida busque por ajuda! Em todos os casos, um distanciamento temporário, via de regra, é fundamental para o bem de ambos!

Também é normal primeiro reagirmos, alguns com mais agressividade, outros com menos. Mas o correto é vermos em toda dor uma oportunidade que a vida nos dá de acharmos a causa e curar tal dor!  Este é o único real motivo das dores e sofrimentos - jamais para nos punir!  Muito menos por um Deus-Pai Justo e Compassivo!! Um deus punitivo, não me canso de repetir, é criação nossa, feito a nossa imagem e semelhança! 

Alguns dirão, talvez parafraseando Buddha:
- Que tudo é sofrimento nesta Terra! E que a causa de todos os sofrimentos é o ego. Portanto,  acabar com mini-sofrimentos não leva a nada! Precisamos acabar com o cria-dor dos sofrimentos!!!

De fato, na teoria tal pensamento é correto, mas na prática temos que começar a eliminar a enorme carga de medos e culpas aos poucos, até atingirmos uma prática espiritual tão potente que possa liberar cargas maiores por vez, justamente por meio do uso correto do ego! Em outras palavras e termos, precisamos aprender algo básico, o ABC de qualquer caminho espiritual:

- Aprender a usar a mente e o coração não para serem o lixão de nossos pensamentos e sentimentos negativos! 

Faça um teste: imagine que sua mente (comece por ela, é mais fácil), seja uma TV e transmita ao vivo e a cores (para ti!) todo teu conteúdo diário de pensamentos-programas!
Veja quanto besteirol você pensa num só dia!
E agora considere que o ato de pensar corresponda ao ato de criar, pois o coração, que é o fator criativo, é usado de forma tão automática que você nem percebe - e veja quanta desarmonia você está criando todos os dias... como uma poupança para teu futuro!!

Ou divida um bolo em 4 ou 8 fatias e veja quanto você pensa por dia e qual o conteúdo mais evidente e repetido e você terá uma ideia de como será seu futuro próximo! Nem precisa consultar videntes, será tão evidente!!!

Tem gente que usa 3/4 de um bolo para pensar nos outros e no que não fazem de certo na sua visão. Outros nos seus problemas de saúde ou de relacionamento. Ficam remoendo, reforçando o que está "ruim", ao invés de procurarem ver como melhorar, como solucionar tal problema ou dilema, ou dor.

E agora faça o teste derradeiro: veja quantas vezes ao dia você pensa em Deus, seja lá qual sua religião ou sistema de crenças ou caminho espiritual! Quanto espaço tem Deus em sua mente e coração? Pegue o bolo e veja qual o tamanho da fatia de Deus!

Daí tem alguns que oram de manhã, meditam, invocam, afirmam e acham que tá feito. Durante o dia acontece algo que os tira do sério e ficam arrasados - de fato, quem não fica? Mas justo agora que você precisa voltar a sua prática e buscar por forças, inspiração e seja lá o que mais você precisar! Basta parar dois minutos, fechar os olhos, se for o caso vá ao banheiro, relaxe e faça sua prática espiritual. Peça, sobretudo, sabedoria para saber como agir diante do que lhe está fazendo sofrer. 

Aos que querem ir mais longe, sugiro uma prática que não implica em religião, mas está na base de todas e que é o tema deste artigo:

- Aprender a usar o pensamento de forma consciente! 
Não no piloto automático - este sempre vai querer "lamber o ego" e se fazer de vítima, seja acusando, se isentando, seja reagindo com agressividade mental, emocional e até verbal.

Não falo aqui de abortar a dor, fazer de conta que não foi nada ou então racionalizar o fato. Tampouco permanecer no papel de vítima ou se tornar agressivo.
Falo aqui de dizer para si mesmo algo como:

- Ok, tá doendo muito e estou com muita raiva de fulano, e até de Deus, mas também já sei (ou quero acreditar! - seja sincero consigo e com Deus!), que tudo vem para algum aprendizado, portanto, peço a Deus/Jesus/Buddha/Krishna que me mostre a que veio esta situação dolorida! 
Isso se chama usar a mente de forma consciente da forma mais básica.

Quando você faz esta simples prática você se abre para a graça divina, que significa, neste caso,  te mostrar o motivo de tal situação. As vezes é preciso buscar ajuda psicológica, espiritual, mas cuidado, primeiro peça para que te seja mostrado da forma mais clara possível o motivo de tal situação dolorida - muitos vão entender por conta, seja na hora ou dali a alguns dias. Cada caso é um caso. E na medida que vão achando pistas, ela vai lhes mostrar se o caso exige uma ajuda mais especializada. Então a busque, mas continue fazendo sua parte. Não entregue seu poder total a nada e ninguém. Se alguma solução oferecida não lhe soa bem, peça por ajuda a Deus a seu modo e veja o que acontece. As vezes é o preconceito que nos impede de ver a graça de uma ajuda e as vezes é uma intuição que a solução oferecida vai trazer mais dor ainda do que solução! Cuidado, portanto.

E agora uma dica simples aos que querem aumentar os espaços de silêncio entre um pensamento e outro. Sei que há livros repletos de tal assunto, mas falo de experiência própria e sei que muitas práticas mais complicam que facilitam! Alguns métodos são bons para uns poucos, mas não para todos, por mais elevado que seja o método e seu autor!  E se tenho alguma pretensão, é a de ser uma tradutora de temas considerados místicos, tabus, complexos e repassá-los em palavras mais simples, não para profaná-los, mas para tirar o excesso de molduras que a maioria possui em volta do Quadro chamado de: 
- A meta final do ser humano e que é se unir a Deus! Realizar a Santa Comunhão, o Casamento Alquímico, as Bodas Divinas, o retorno do Filho Pródigo à Casa do Pai! Mudam os nomes, mas não a meta.

Sugestões para aumentar o Silêncio interior e acessar a Voz sem Som, a Voz de Deus:

- Método Atman-Vichara: perguntar-se sem responder "Quem sou eu?", por aprox. 5 a 10 minutos de manhã e/ou a noite e em vários momentos em que lembrar! (Pesquise a respeito se quiser - este método foi reativado por Ramana Maharshi na década de 40).
- Método de Eckhart Tolle: sempre que lembrar, olhar a sua volta, ou para o sinal vermelho, ou no elevador e ficar consciente do Agora, do ambiente, enfim, estar Presente... da Presença de Deus em ti e para os que não conseguem ainda sentir Deus Imanente, somente Transcendente, que seja, o importante é a Força e a Fé, o resto virá! 
- Métodos orientais: ocupar sua mente recitando alguma frase ou nome que considere sagrado (é mil vezes melhor que ocupar aquele tempo pensando besteira ou nada que acrescente a sua vida); meditar da forma mais natural possível, como: observe sua respiração de forma consciente e vá relaxando a mente sem adormecer. Ou então "entregar-se" de corpo e alma a algum mestre que considere a encarnação do Filho de Deus!
- Método ocidental: use a ideia oriental acima e sempre que lembrar, recite alguma frase preferida da Bíblia, de preferência as frases chaves citadas por Jesus, que são perfeitas para servirem de afirmações que fortaleçam o contato com Deus, tais como:
< Eu Sou a Ressurreição e a Vida Eterna >
< Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida >

Porém, uma entrega plena a Deus e/ou Jesus o Cristo, promovem o mesmo: retiram a força do ego, logo, retiram a força da mente e do coração em se manterem centrados em assuntos ditos de "mundanos". A entrega, que na Índia se chama Bhakti-Yoga (Yoga equivale a União com Deus ou com o Divino e Bhakti "entrega" ), é um método feminino e por isso é mais difícil para ser praticada por um ocidental, onde a mente, e não o coração, comanda o "show". 

Mas vivemos agora numa Era em que precisamos integrar ambos, o masculino e feminino não só a nível individual, mas também coletivamente, na política, ciência, arte e na religião. Na religião  isso equivale a mesclar métodos ditos de ativos e passivos e/ou achar um terceiro que integre ambos! Para saber qual método representa o Caminho do Menor Esforço (que vai trazer mais resultados),  cada um precisa se conhecer um pouco, para ver com qual método consegue "esvaziar a mente e coração para Deus" sem o ego espernear tanto. Sabendo que uma entrega também pode ocorrer via mente! Via método ativo, portanto! 
Portanto, tente, teste e descubra "seu Caminho para Deus", pois saiba que Deus, até hoje, nunca veio a nenhuma religião e mestre e disse que seu Caminho era o único para todos! Alguns mestres e santos afirmaram sim, que seu caminho seria o mais adequado para aquela raça e época, mas nem por isso o único para todos! Alguns métodos, de fato, tornaram-se antiquados, ultrapassados não só em relação ao povo e época, mas em relação a psique humana, mesmo assim, como na Terra vivemos a singularíssima situação de conviverem seres nos mais diferentes estágios evolutivos, há pessoas e povos que ainda não teriam como valer-se de métodos ou religiões mais "avançadas", mesmo se o quisessem! Por isso nunca devemos forçar ninguém a nada e todos cometem este erro em algum momento, tanto os mais simples que ainda não entendem as religiões e caminhos mais complexos e os complexos que querem forçar os mais simples a entender seu caminho. 
Numa linguagem mais acessível seria como um professor (no caso o pastor, padre, santo, profeta, mestre) querer que alunos do ensino fundamental entendessem as matérias do ensino superior, ou vice-versa!!! Provavelmente um bom "professor" não cometerá este erro, mas os alunos sim!

Voltando ao tema:
Acrescente afirmações de Gratidão por dia, no mínimo antes de deitar e/ou ao acordar. Agradeça por tudo - a gratidão é o caminho mais simples para ativar a  graça!
Claro que a melhor forma de gratidão é viver o dia de tal forma que a gratidão seja o perfume de suas ações! 
Pode-se simplesmente orar ao invés de afirmar - cada um deve achar seu método, lembrando que agradecer ou afirmar sem sentir, apenas no "automático", via mente, não tem valor.
Aliás, isso vale para tudo e por isso que os pensamentos inconscientes tem tanto poder, pois nós os reforçamos com sentimentos equivalentes, ou seja, nossos sentimentos são ativados automaticamente e de forma inconsciente, o que lhes confere  mais poder.
O pensamento por si só não é criador, ele é apenas o aspecto masculino, o sentimento, o aspecto feminino é quem gera algo novo! 
Assim não adianta repetir qual papagaio que  você quer isso e aquilo, é preciso sentir de todo o coração e com toda alma que quer algo e isso vale para a vida espiritual também ( Na Bíblia diz e todos Santos e Mestres dizem: Que não sejamos mornos! Busque Deus com toda tua força... fé... etc.).

Li uma definição muito bonita e não lembro quem é o autor:
"Orar equivale a falar com Deus; meditar a ouvir Deus"!

Por isso o conceito de "ouvir a Voz do Silêncio ou de Deus" é algo estranho para o ocidental em geral, pois, o ocidente é conhecido como sendo do gênero "masculino/ativo", sempre quer "fazer", estar no comando, enquanto que os povos orientais, por serem do gênero "femininos/passivos" desenvolveram mais métodos de "ouvir Deus" - apenas que para eles Deus tem outros nomes e conceitos!
Podemos intercalar os dois métodos, sendo que uma oração verdadeira é um diálogo interno e muito pessoal com "Deus" como quer que você O conceba - esta oração, pessoal, íntima e sincera, sempre será ouvida! 

Resumindo:
- As vezes (ou muitas vezes!) o mesmo problema, fraqueza, trauma e similares necessitam de métodos variados para serem totalmente curados, portanto, alguns temas retornam em nossas vidas para receberem novo atendimento, com mais profundidade.
- O pensar e o sentir são ferramentas divinas que foram maculadas pelo afastamento progressivo do homem com Deus, transformando-as em lixões humanos! Mente e coração eram para expressar o amor, a sabedoria e a força de Deus! Se não puder pensar bem, evite pensar mal ou apenas fique neutro! Isso é um excelente começo e gera paz!
- Precisamos, de uma vez por todas, substituir culpa por responsabilidade; seja responsável pelas suas criações. A culpa inibe e reforça o problema, a responsabilidade sem culpa busca soluções! Portanto, recomece mil vezes, sem se culpar quando "pecar", até atingir um nível satisfatório em termos de pensar e sentir, produzindo mais qualidade e menos quantidade de pensamentos.
- Deus nos deu o livre arbítrio (ou nós o forçamos - isso é um tema mais complexo), não importa, importa que Ele respeita suas decisões e só intervem SE você pedir por ajuda e isso vale para os seus milhões de Ajudantes, que tem nomes variados! Por isso Jesus disse: Pedi e dar-se-vos-á! Batei e abrir-se-vos-á! Sem nosso pedido nem Deus, nem Santos, nem Anjos, nem Mestres podem nos ajudar! Que isso fique bem claro!
- Veja Deus como seu melhor amigo: ele vai te alertar se você quiser tomar um rumo errado, mas não vai poder aprender por você, porém, tanto o amigo quanto Deus, vão correndo te estender a mão se você pedir por ajuda! 
- Deus é sinônimo de Amor, Sabedoria, Força, e todas as demais qualidades são sub-qualidades destas três matrizes cósmicas, portanto, se tua concepção de Deus incluir preconceito ou orgulho por se achar numa religião ou grupo melhor, e coisas assim, você acabou de perder Deus de vista! Mesmo que um grupo represente a Universidade e outro o Ensino Médio,  nem por isso o Ensino Fundamental é menos... fundamental!!! 
- Portanto, não importa o método, o nome, a origem, importa que ele abra espaço para Deus, como quer que você O conceba! Esqueça os conceitos fixos: para uns a palavra iluminação significa atingir Deus, para outros salvação, para outros transfiguração, para outros ascensão, para outros ressurreição!
Nossa grande tarefa em comum, independente do método que se use,  é aprender a esvaziar a mente e coração de nossos "meus e mais" humanos, para dar espaço para Deus usar ambos para Seus propósitos, que, com certeza, nos trarão paz e felicidade além de todo entendimento (humano)!
Dica extra: se seu ego espernear, ter medo de entregar algum tema em sua vida, para que se Faça a Sua Vontade (a vontade de Deus, já que entregar a vida toda - ou todos os egos!!  -, de cara,  é assustador para muitos), seja mais esperto que tal ego e diga:
- Nós só vamos fazer um teste, se a gente não gostar, voltamos atrás! (E coisas assim! Cansei de fazer isso - funcionou sempre. Evite forçar o ego - isso é como querer que um gato aja de acordo com tua vontade!!! Você pode até induzi-lo, mas nunca forçá-lo, pois aí o resultado será exatamente o oposto: ele vai se rebelar mais e ficar "desconfiado" e na próxima vez será mais complicado ganhar sua confiança).
- Não confunda as dicas acima como dicas para usar usando apenas a força do ego! Não tente domar o ego com a força do ego, isso não funciona. Algumas pessoas tentam entregar seu ego via força do ego, ou tentam praticar a não-reação usando apenas a força do ego; a chave é que ao usar algum método haja uma Força Divina por detrás! Sem ela método nenhum é libertador!  Ou seja: é preciso ter a certeza que se está acessando um Portal que dá acesso a Força Divina! A boa notícia deste momento da humanidade, é que as Portas do Céu estão escancaradas e a todo Buscador será dado conforme sua sede e capacidade de absorção! Por isso vou repetir o que eu disse no artigo sobre a Voz do Silêncio que publiquei neste blog faz tempinho:
- Uma alma madura em qualquer caminho transfigura e uma alma imatura em qualquer caminho madura!
Mesmo caminhos ditos de negativos ou enganadores vão, enfim, maturar tal alma, inclusive quanto ao discernimento, pois alguns erros básicos são necessários para se amadurecer em qualquer campo.

Portanto, além dos métodos indicados no início deste artigo, cada pessoa deve achar o seu para dar espaço e tempo para Deus em sua mente e coração  - para uns caminhar é como meditar; para outros escrever ou ler sobre temas elevados, seja nos ditos livros sagrados, ou livros de bom conteúdo espiritual,  sem querer intelectualizar, mas se inspirar (é tão diferente o resultado de ambos); enfim... não se limite. Use vários meios, se for o caso, mas que não conflitem entre si!
Inspire-se, teste,  e ache um Caminho Central para purificar ou esvaziar (os termos não importam), sua Mente e Coração, para novamente tornarem-se dignos de receber Deus!
Comece pela mente que o coração será uma consequência! 

E quando seu Coração arder de Amor Divino, você não precisará convencer ninguém de qualquer Caminho, pois seu Coração inflamado por Deus,  vai inflamar o Coração de seu próximo, sem por isso ele precisar seguir seu Caminho!




Notas finais:

Eckhart Tolle: Muitos de vocês o conhecem, inclusive sua história de vida e como ele chegou a ter uma comunhão cada vez mais íntima com Deus por meio de seu Espírito Santo e/ou sua Voz do Silêncio! Embora eu tenha uma ligação profunda com Ramana Maharshi, considero Tolle mais próximo de nós ocidentais quanto aos termos e métodos!
Não menospreze a prática simples sugerida por ele num dos seus livros: 
- De parar várias vezes ao dia e ficar consciente do Agora! Porque no Agora? Por Deus morar no Eterno Presente! Ele é o Eterno Agora - a Eternidade! Nossa mente sempre vaga para o passado e futuro! Este método, por mim testado, equivale a "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"- fiquei surpresa como, em poucas semanas atingi um Estado de Presença marcante; trocando em miúdos: justo em situações de conflitos mais fortes, em que caímos na inconsciência de Deus e o ego toma à frente, acontecia o contrário: era mais forte a Presença de Deus, a ponto de me sentir constrangida de ter qualquer reação egoica!!! 

Jesus Cristo: Se você preferir pode parar várias vezes ao dia e simplesmente lembrar de Jesus, o Cristo, pois ele mostrou que Cristo, o Espírito de Deus nele, vivia em constante comunhão com o Pai! Ou seja: Cristo é o Espírito do Pai em termos cristãos ortodoxos - Jesus vivia em constante comunhão com o Espírito do Pai nele, logo ele podia dizer com propriedade:
EU E MEU PAI SOMOS UM!
Esta é a meta final de todo caminho espiritual seja de que raça for, não importando os nomes que se queiram dar a este processo de permitirmos que o Espírito do Pai em nós, nosso Cristo Pessoal, nosso Eu Divino, nosso Átomo, nosso Buddha interior, tornem-se unos com DEUS/PAI/CRIADOR! Daí também nós algum dia podemos dizer:
EU E O PAI SOMOS UM!
É neste sentido que devemos seguir a Jesus, afinal ele não disse claramente que:
- O Reino de Deus está em vós? Mais próximo do que mãos e pés?
- Que o que faço, vós podeis fazer um dia e muito mais?

Ele foi o grande exemplo para os povos ocidentais de como atingir a comunhão plena com o Espírito do Pai nele e este, por estar em comunhão permanente com DEUS/PAI, automaticamente o conectou com DEUS, via seu Espírito Divino!
Por isso Jesus se tornou o Cristo, o cristificado, o ungido, o mestre, porque ele, seu ego humano se rendeu ao Espírito do Pai nele (ao Cristo) e este consumou a comunhão com DEUS/ PAI/CRIADOR  - também nós precisamos realizar esta Santa Comunhão! Três em UM!
- COMUNHÃO equivale a COMUM UNIÃO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.