segunda-feira, 21 de julho de 2014

LIXO & LUXO & LUCIDEZ



credito internet


LIXO: SABEM QUANTOS BRASILEIROS VIVEM DE LIXO?

No Brasil mais de 16 milhões vivem abaixo da linha da pobreza, que significa viver com menos de R$ 100,00 por mês!

Sem planejar assisti ao programa do link abaixo, e constatei, que só na Bahia temos mais de 4 milhões vivendo abaixo da linha da pobreza!
Assista apenas uns minutos para ver quanta gente vive literalmente dos lixões imundos!

E eu me perguntei:

- Porque os seres humanos iguais a nós tem que vasculhar lixões?
- Porque, além da parte do Governo, não existe um programa da iniciativa privada?
- Existem ideias para tudo - somos tão criativos e porque ainda ninguém criou um sistema de coleta de comidas, por exemplo, que são jogados fora diariamente nos restaurantes?
- E você? Quanta comida já jogou fora na vida? 
No  Brasil se tem o hábito de comer tudo cozido fresco - em termos de reaproveitamento se salva o famoso bolinho de arroz, mas dá para reaproveitar tudo com um pouquinho de vontade e de imaginação e, hoje com dia, com ajuda do Google é algo imperdoável não aproveitar. No inverno pode-se fazer sopas deliciosas com restos de legumes, arroz ou massas. No verão dá para fazer saladas frias com ovos e temperos, ou omeletes improvisados, com queijos, etc. Basta querer. Sobretudo dá para se treinar a cozinhar menos quantidade.
- Toda vez que jogar comida fora pense numa criança pobre que poderia ter a alegria e energia do dia com aquela comida, aquele pedaço de pão.

https://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI

Depois de deixar o tema descansar um ou dois dias, por mero acaso topei com o artigo do link abaixo, ao checar no Google o número exato de nossa população que vive abaixo da linha da pobreza. Leiam e comparem com o video acima - vejam a diferença de uma pobreza na Inglaterra e aqui! Sem falar no ambiente que os cerca, com tecnologias, transporte, educação e outros de primeiro mundo!  Claro que no estado em que estão não usufruem de tal de modo pleno, mas basicamente sim! E isso muda o tipo de pobreza! Um pobre na Europa quase não se percebe pela aparência a primeira vista - aqui é um farrapo humano! São diferenças estruturais. (Com a globalização também este cenário vai mudando, embora que na Suíça, por exemplo, os estrangeiros tem até melhor tratamento em relação a ajuda social do que alguns suíços - um tema bem polêmico por lá).

Sobretudo achei interessante o sistema BANCO DE ALIMENTOS existente na Inglaterra. Não sei se temos algo equivalente em alguma cidade, e mesmo sabendo que no Brasil alguns ou muitos iriam repassar os tais "vales" para parentes próximos que não estão na mesma situação de miséria, ainda assim, precisamos amadurecer algum dia (em outras palavras: criar vergonha na cara!).  Precisamos mudar nosso caráter para termos direito a políticos de caráter! Iniciativas privadas do gênero Banco de Alimentos seria uma oportunidade de ajudarmos e treinarmos qualidades morais. 

http://jornalggn.com.br/noticia/13-milhoes-vivem-abaixo-da-linha-da-pobreza-na-inglaterra

E daí achei mais este artigo sobre a pobreza nos Estados Unidos - símbolo da riqueza no Planeta!! (Era uma vez...) Chocante ver como realmente os povos são como as plantas, seres humanos e animais:
- Nascem, crescem, atingem a maturidade e daí definham lenta ou rapidamente!

http://umhistoriador.wordpress.com/2013/11/20/pobreza-nos-estados-unidos-atinge-80-da-populacao/


LUXO: CONSUMISMO NA ELITE & DESESPERO



credito internet

"Em países de Terceiro Mundo - e, intelectualmente, aqui é quase Quarto Mundo -, a elite só piorou nesse tempo. 
É uma elite medíocre, ignorante, esnobe. Na Europa e nos EUA, o exibicionismo da riqueza é muito menor. Na Europa, as pessoas consomem qualidade, não quantidade. Elas têm uma bolsa cara, mas não mil bolsas para fazer disputa. Aqui há um comportamento subdesenvolvido e medíocre. E totalmente competitivo. As festas de 15 anos são patéticas. A próxima festa tem de ser maior. Isso é sem fim. É sofrimento, é infelicidade. A quantidade e o volume com que as pessoas correm atrás dessas coisas é desespero."

Posso endossar o texto acima, retirado do link abaixo: um dos meus chefes, dono de uma cadeia de lojas e butiques era um alemão judeu riquíssimo que pegava no pesado com seu sócio suíço, sujando as mãos, sem a menor cerimônia, suando (para descarregar centenas de caixas e/ou araras de roupas vindas da Itália, principalmente), no entanto andava com um Mercedes esporte, igualmente com a mesma naturalidade.

http://thoth3126.com.br/o-consumismo-da-elite-e-desespero/#more-22596

LUCIDEZ: O EXEMPLO DE UM PRESIDENTE 
credito internet

10 Razões para se amar o presidente uruguaio José Pepe Mujica

Acho que Mujica dispensa apresentações, além do mais, basta digitar seu nome no Google para ter acesso a vários artigos, fora o que segue abaixo.

http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/05/10-razoes-para-se-amar-o-presidente-uruguaio-jose-pepe-mujica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.