quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa, símbolo da Crucificação, Morte e Ressurreição!




Muitas são as alegorias e simbologias para explicar as festas chamadas de cristãs. E cada um as interpreta de acordo com seu estado de consciência, portanto:
- alguns apenas historicamente, de que Jesus morreu para nos salvar;
- outros apenas simbolicamente, de que todos  devemos "morrer em Jesus - simbolo de  nosso ego já purificado que entrega sua vida para Deus e assim renascer como um ser crístico".
- outros acreditam em ambos, com ligeiras divergências quanto aos significados.

Em outros povos, a entrega e morte do ego humano se caracteriza com bem outras palavras e simbologias, pois a Mensagem da Salvação ou da Libertação do Espírito Divino do jugo do ego, ecoa desde a formação do ego... que se perde na origem dos tempos.

Desejo a todos uma Abençoada Páscoa, momento em que podemos oferecer nosso ego pascal a Deus de modo mais profundo, aproveitando os influxos da atmosfera, para que Ele o purifique e o torne apto para "suportar" o Fogo do Espírito Santo!

Pessoalmente gosto do símbolo da Phoenix, que se deixa consumir pelo fogo (divino ou crístico), para renascer das cinzas!


Da Wikipedia destaco as citações abaixo sobre a Phoenix:

  • A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
  • Para os gregos, a fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
  • Os egípcios a tinham por "Bennu" e estava relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
  • Na China antiga a fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.Púrpuraazulvermelhabranco e dourado.
  • No início da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.