segunda-feira, 14 de abril de 2014

O SILENCIO é A CHAVE para ouvir A VOZ DO SILENCIO!


COMO você acessa a VOZ DO SILENCIO é uma opção pessoal, MAS O ACESSAR é uma CONDIÇÃO para a LIBERTAÇÃO, pois o acessar FAZ JORRAR A ENERGIA DELA, ou se preferir: abre um CANAL via camadas do EU, POR ONDE ELA PODE "RESPIRAR" E GANHAR ESPAÇO, CADA VEZ MAIS... até tomar todo o eu... enfim... cada um define na sua linguagem tal contato... com A VOZ DO SILENCIO!

Depois que comecei a ler livros sobre Ramana Maharshi, principalmente a obra-prima sobre sua vida e ensinamentos, editada recentemente pelo bibliotecário do Ashram,  David Goodman, BE AS YOU ARE (em português, pelo que soube, está sendo traduzida  e a tradução literal do titulo seria: SEJA QUEM VOCE É; em alemão: SEI WER DU BIST), entendi o que é essa Voz do Silêncio, pois na literatura ocidental ela vem envolta em muitos mistérios e, na maioria das vezes, em uma linguagem dramática, o que dificulta o entendimento do funcionamento dela. Também há mistérios demais em torno de como se pode acessá-la – e se isso no passado fazia algum sentido por vários motivos, nesta Era da Revelação por excelência, não faz mais – mas, daí ocorre o contrário: banaliza-se esse acesso a Voz Interna e dá-se a entender que qualquer um pode acessá-la sem cerimônias, rituais ou outros métodos. De fato, há casos de almas muito maduras que tem um acesso quase que espontâneo a essa Voz, mas todos os demais trilharam ou trilham algum caminho espiritual para preparar-se para esse Contato Imediato de Sétimo Grau!!! E almas mais prontas, já a acessam depois de algumas práticas, outros não acessam a Voz mesmo depois de anos de práticas por motivos diversos, um deles pode ser porque bloqueiam o contato, por determinarem ou acreditarem que tal contato só possa ocorrer mediante xis condições (esta é uma conclusão a que cheguei).

Sétimo Grau foi uma brincadeira, mas  a Mônada, o Pai em Nós, a Centelha Divina de Deus presente na maioria dos seres humanos, está envolta não apenas por véus tecidos pelo ego, mas por alguns véus divinos, poderíamos dizer, por isso o acesso é um processo que exige o purificar dos véus humanos (que são os veículos do pensar, sentir, lembrar e querer) até torna-los transparentes como cristal e, simultaneamente há um aproximar-se dos primeiros véus (ou céus ) divinos, aos quais cada movimento espiritual dá um nome: alguns de corpo causal, búdico e monádico, outros de Tríade Superior, outros de Jesus, Cristo, Deus, outros de Anjo da Guarda, Ser Crístico, Mônada, etc.
E como em tudo, não é o nome que importa, nem mesmo é preciso crer que há uma Trindade em nós que no final é UMA, pois muitos acessam essa voz sem ter qualquer noção do acima dito e se o explico é para os que gostam de entender um pouco do funcionamento, para poderem crer – coisa natural nesta era mental.

Antigamente a Devoção Fervorosa (Bhakti, no termo hindu) era o método condizente com a Era de Peixes, que fazia queimar e purificar os véus humanos e ter acesso a essa Voz, que alguns “viam como Jesus”, outros como Krishna (depende da religião). No caso dos cristãos, a maioria deles, no passado,  nunca consideraram reais as palavras de um Jesus “sois deuses” e o “reino de Deus está dentro de vós”, ou: “o que eu posso fazer, vós podereis fazer e muito mais”; esta ultima afirmação era uma franca alegação ao futuro, quando seríamos mais maduros e entenderíamos melhor suas palavras e seu “exemplo” de como se acessa Deus em Si.
Por isso, no passado e até hoje ainda, ao acessar a Voz de Deus em nós por meio de uma devoção intensa,  o Ser Divino se manifesta, por vezes,  na forma que aquela alma pode “crer nela”. Porém, ocorreram e ocorrem também muitos casos de mistificação – vê-se Jesus, Anjos, ETEs, e, em verdade, são espíritos mal-intencionados se fazendo passar por! Por isso Jesus advertiu para aprendermos a separar os espíritos! E às vezes, uma boa ilusão ajuda a amadurecer a alma em questão!

Voltando ao método Devocional:
Hoje o ser humano mental, racional não consegue mais se entregar de tal forma a algum caminho espiritual que só com o calor da entrega se gera a queima de carmas (dívidas), a limpeza do corpo astral (ou das emoções), do corpo etérico (ou do corpo de memórias), do corpo mental (dos pensamentos) e, por isto, é preciso apelar para outros métodos! Há métodos antigos, da Era de Touro provavelmente, onde o “físico”, a matéria, era o meio pelo qual se realizavam cerimonias, seja usando o corpo físico, seja realizando cerimoniais com elementos mais físicos, que ainda tem alguma validade para algumas almas, principalmente as do tipo fortemente Terra (talvez até pertencentes a signos da Terra, e, quem sabe do ar, justo para se “aterrarem” um pouco... talvez também sintam atração por métodos mais físicos); há os já mencionados métodos devocionais (típicos da Era de Peixes, que visaram purificar o corpo emocional, o sentir e o preâmbulo do significado espiritual do amor) que ainda tocam muitas almas, mas há um grupo de raças e pessoas individualmente, que ainda nem absorveram a Era de Peixes, e estão presas na Era de Áries, do Carneiro, onde o sentido de sacrifício físico era mais evidente e a observância de “leis” e “normas” elementares; na Era de Peixes a Devoção e o Sacrifício do Eu tomaram o lugar do Dever e do Sacrifício de Animais e outros; na Era de Aquarius não é mais o sentido de sacrifício e nem de entrega que convence, mas por Amor e por Saber! Um aquariano  absorveu a Era de Peixes em si e já traz consigo os traços de Aquarius positivos, onde predominam o Amor e a Liberdade e já começa a viver a Era da Vontade – da entrega da Vontade! “Seja feita Tua Vontade, e não a minha”!
Uma alma aquariana, portanto, se entrega a Deus ou seu Eu Humano não mais por dever, nem por temor, mas por livre vontade e por amor!

O acesso a Voz via diversos métodos

Constatei com minhas experiências, que é possível acessar a esta Voz via métodos formais e informais diversos. Escrevendo parece tudo simples e fácil, mas não é assim – constatei que para se ter um contato é preciso ter um motivo que seja considerado de valor espiritual, mesmo que seja bem humano, afinal, é no campo humano onde as provas acontecem e o ser amadurece, mas não existem regras fixas.
E a Voz nem sempre é uma Voz, mesmo que sem som no sentido de 3D – e isso ela é literalmente – mas pode se manifestar por um intenso silencio interior que paralisa – cessa toda atividade mental, e isso pode ocorrer por meio de um livro, de uma música... Constatei e concluí por experiências pessoais e lidas em livros, que ela pode se manifestar por meio de qualquer coisa que acesse a faixa vibratória em que ela vive!

A lista abaixo, portanto, não é para servir de norma, muito menos de algum tipo de ostentação, mas é justo para mostrar que ela não se sujeita a normas restritas: Tudo depende da intenção, a qual, por sua vez, produz uma vibração e é esta quem determina!

Acesso pessoal via:

- Prática do Atma Vichara de RAMANA MAHARSHI, por meio do ato de formular a pergunta: QUEM SOU EU? (2006) (O ato de perguntar funciona como uma broca que acaba perfurando os véus do ego, desde que tal técnica tenha sido usada de forma correta, pois sua simplicidade é tamanha que é preciso compreender porque uma pergunta tão simples, aparentemente, tem tanto poder! E tem!).

- FORMULAÇÃO DE UMA PERGUNTA CHAVE - dica do livro A VIDA IMPESSOAL, de J. Benner (Esta dica está descrita de forma tão discreta que só percebi ao reler pela terceira ou quarta vez o livro – isso foi em 2006 -, sendo que foi com 21 anos que li o livro em espanhol, e  quase fiquei sem fôlego – literalmente – ao ler o livro – fato que me obrigou a ler cada dia apenas umas páginas, tamanho impacto que causou a revelação da existência de uma Mônada, de Deus em nós!).
- ANDAR PELO JARDIM DE ROSAS DE ALHAMBRA (2000) – Granada, Espanha (Entrei em um profundo estado de silencio – daí compreendi que realmente um belo jardim tem o poder de “trazer o céu para a terra”, que é um dos sentidos dos belos jardins mouros/árabes, mas também dos jardins zen: eles literalmente propiciam o contato com a Voz do Silencio).
- LENDO LIVROS TRATANDO SOBRE ESTE TEMA... (Só de ler, inclusive livros da Escola Rosacruz Áurea, mas fora dela também SOBRE O TEMA OU UM TEMA ESPIRITUAL, acessei o tal do PORTAL DO SILÊNCIO; tudo para, a respiração fica mínima, o alerta interno ao máximo, É PAZ PURA.)
- ESCREVENDO sobre temas afins... acessei muitas e muitas vezes a Voz.
- E há muitos outros métodos, tal como contemplar a IMAGEM DE UM MESTRE LIBERTO com o qual se sinta muito ligado, etc.
- Assistir a algum VIDEO ou FILME de reconhecido conteúdo espiritual.
- Teria ainda o método do SUFISMO, via Danças Giratórias em que em dado momento o Dançarino e a Dança se fundem... (já tive tal contato via dança, mas não via sufismo).
- USAR OS DIVERSOS METODOS PROPOSTOS POR ECKHART TOLLE em seu livro de Exercícios, todos muitos simples, quase banais, mas ao praticar só um deles (de buscar lembrar da PRESENÇA – DO EU SOU – DEUS EM TI – em momentos de pausa, no trânsito, no elevador, andando...) eu percebi um aumento impressionante do Estado da Presença e justamente em momentos de grande tensão esta Presença era marcante, a ponto de me embaraçar, pois eu queria “embalar na onda” e ficar com raiva, em xis situação (por exemplo) e lá estava “Ela me Olhando... sem dizer nada” (isso é uma forca de expressão – assim eu a sentia), daí, algumas vezes, depois de me certificar de que me encontrava a sós, eu dizia:
- Preciso pelo menos me desabafar Contigo e dizer que essa foi demais!!! Estou sim com raiva... decepcionada... (meu eu, claro).

... Constatei que NÃO HÁ UMA FÓRMULA ÚNICA, embora haja...
- ...CAMINHOS ANTIGOS abertos há séculos que facilitam tal contato SE sentir sintonia com tal via por razões carmicas diversas;
- CAMINHOS ATUAIS, como da Escola, onde a Força do Grupo e a Força-Luz da Fraternidade SÃO AS CHAVES (TODOS POR UM E UM POR TODOS - método este compatível com a Era de Aquarius, a Era do COMPARTILHAR :-)

Eu concluí, por isso, o seguinte: 

UMA ALMA MADURA EM (QUASE) QUALQUER CAMINHO TRANSFIGURA!
E UMA ALMA IMATURA... EM QUALQUER CAMINHO MADURA!!!

Portanto, nesta Era da Verdade - da Revelação, é mais do que natural que muitos tenham acesso a esta VOZ DE DEUS – este é o Retorno de Cristo – do SER CRISTICO – em cada um de nos – nos céus internos de nossa alma purificada!

Para finalizar...

Alguns esclarecimentos oportunos!

O que é:

Um ILUMINADO:
Os Iluminados ou Libertos não tem mais o ego no sentido humano, mas apenas se usam dele como veiculo necessário para a sua manifestação e comunicação e, nestes casos, nem se pode falar de um ego, mas dos veículos do pensar, sentir e agir, que nos ditos Iluminados, por estarem purificados, funcionam totalmente guiados pela PRESENCA DIVINA, DEUS OU CRISTO NELES! O grande problema em se identificar um Iluminado ou Liberto é que sempre vamos julga-los com nossas medidas humanas – e assim achar, por exemplo, que um Iluminado não poderia ter um acesso de raiva - pessoalmente constatei comigo mesma o seguinte:

- Quando um tema me deixa com uma “raiva” que ultrapassa meu entendimento, digamos assim, é algo do fundo que se revolta, algo maior em mim que percebe que tal informação é errada, desvirtuada – é uma indignação divina – se é que se pode usar tal termo; uma raiva do ego tem bem outra qualidade e vibração! E isso eu transfiro para um Iluminado: todas as suas “reações”  vem de uma outra frequência e tem por objetivo despertar algo naquele a quem é dirigido – não deixa de ser uma prova e uma lição simultaneamente para a pessoa.

Um ESCRITOR/RECEPTOR DA VOZ DO SILENCIO:
Muitos acessam a Voz – ou melhor: ela acessa “um ego”, para escrever alguma obra importante! Isso aconteceu tanto no passado como no presente! Dependendo do conteúdo de tal obra, a Voz está  sujeita ‘a intromissão do ego, principalmente quando tais obras tratam de temas polêmicos os quais o ego – a pessoa em questão – tem dificuldade de acreditar ou de divulgar – nestas horas é muito fácil ocorrer uma mistificação: o ego dá a sua versão mesclada, tal como os próprios apóstolos fizeram com as palavras de Jesus: alguns a adaptaram a “seus conceitos”.

Um ASHRAM:
É um centro espiritual físico, equivalente a uma escola espiritual no ocidente, que se forma em torno de alguns mestres Iluminados e de alguns que se dizem de iluminados ou que apenas são venerados como tal, embora sejam “sábios aos seus próprios olhos” – ou se julgam iluminados porque tiveram alguns contatos esporádicos com a Essência, com a Voz Interior e o ego, vaidoso, se apossa dessa experiência e diz a si mesmo que atingiu por causa dela a iluminação! Em linguagem oriental são estados samádicos (samadhi), mas temporários, não permanentes, que seria o fim do ego e da mente!

Os ensinamentos nestes ashrams são registrados via satsangs – reuniões com “perguntas e respostas” de alunos ao mestre ou de visitantes esporádicos – lembrando que Ramana Maharshi (um iluminado 5 estrelas!),  tornou-se conhecido no mundo ocidental com o livro ainda encontrável em algumas livrarias: O CAMINHO SECRETO, de Paul Brunton. (Ramana era um Mestre que ainda insistia em praticar o Satsang original: transmitir sua forca via silencio e não somente via perguntas e respostas – ele dizia que via Silencio a transmissão era pura e por isso mais poderosa, pois com as perguntas e respostas havia intromissão ou bloqueio do ego por parte do receptor).

E agora, se eu fosse você, eu perguntaria:

O que é um ILUMINADO 5 ESTRELAS?
Quer dizer que até aí tem diferenças? Pois é... a primeira vez que constatei isso lendo nas entrelinhas de vários mestres realmente Iluminados, eu fiquei chocada! Depois fui entendendo... De fato, tudo indica que alguns iluminados nunca se tornarão mestres no sentido de tomarem por missão ajudar outros a se libertar do jugo do eu, outros se tornarão mestres menores e há os mestres maiores! Também nesta faixa ocorre um amadurecimento e, existem caminhos ou sendas especificas para SERVIR A CAUSA MAIOR (isso Alice A. Bailey explica num dos seus vários livros – a priori existem 7 grandes sendas que um Liberto pode escolher para continuar a A SERVIR NA GRANDE OBRA DE SALVACAO, E DEPOIS DE GLORIA EM GLORIA...).

Para finalizar, gostaria de mencionar algo que constatei em anos de pesquisa:
- Há muitos Iluminados atualmente vivendo no Planeta e dando a sua contribuição; de todas as raças, provindos de varias vertentes, ou caminhos, não apenas da linhagem oriental como Índia, da China, do Japão, ou da linhagem ocidental, mas de todas as correntes, pois o mundo vive um momento singular demais e todas as almas maduras devem ter a chance de realizar sua comunhão com o espirito divino nelas, pois  o Espirito é livre como o vento e sopra onde quiser.

Afirmar que o Espirito Divino só pode ser ativado assim ou assado é limitar seu poder, tampouco se deve confundi-lo com mediunidade, o que ocorre em muitas igrejas que são justamente totalmente contra o espiritismo, pois muitos de seus membros são, provavelmente, médiuns latentes. A descida do Espirito Santo não é um fenômeno ostensivo, antes altamente discreto, interno, secreto e somente perceptível aos que tem olhos para ver e ouvidos para ver! Ou seja: que tenham maturidade espiritual para avaliar tal fato.

E tem mais um detalhe bem precioso que constatei pessoalmente: se você acha ou acredita que só vai poder acessar a Voz mediante pratica xis ou ypsilon, via xis técnica, assim será! Pois o ego pretende estender ao máximo esta união e vai te incutir todo tipo de pratica ou técnica para atrasar tal ao máximo! E se e’ verdade que precisamos nos purificar via praticas xis e ypsilon, é verdade também que o ego se utiliza de tal para que este dia nunca chegue!
Portanto, sede mansos...E sede espertos como as serpentes... pois o ego é o rei da esperteza e sutileza!

Para finalizar:

JARDINS INSPIRADORES


E ALGUNS LINKS DE BOA QUALIDADE SOBRE RAMANA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.